terça-feira, 15 de setembro de 2009

Semana Mundial do Turismo tem hot site

Foz do Iguaçu e as cidades que compõe a região Linderia ao lago de Itaipu vão comemorar o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com uma semana de atividades, envolvendo diversos setores que trabalha direta ou indiretamente com o turismo. Toda a programação com datas e descritivos está no hotsite http://www.semanamundialdoturismo.com.br. As comemorações vão acontecer entre 21 a 27 de setembro, com uma programação promovida pelo Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos e coordenada pelo COMTUR, através do GT3. As festividades também vão contar com a presença e a participação de Ciudad del Este/PY e Puerto Iguazu/AR.
Durante os 7 dias, a população de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Santa Helena, Marechal Candido Rondon e Entre Rios do Oeste vão poder participar de atividades artísticas, feiras de artesanatos e gastronomia, espetáculos, exposições e premiações.
A abertura da Semana Mundial vai acontecer no JL Shopping Cataratas, com um teatro que fará uma performance de como receber bem um turista, lançamento do site Os 10 Mandamentos Para Tratar Bem o Turista, apresentações das danças folclóricas dos 3 países: Brasil, Argentina e Paraguai e ainda uma exposição com dezenas de fotografias dos atrativos turísticos da região e os painéis de fotos das comemorações dos 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu.
No dia 24 as comemorações serão na Praça do Mitre com apresentação de um Grupo de Dança de Rua, Banda e Orquestra Municipal de Foz, além de muro de escalada, brincadeiras lúdicas e sorteios de prêmios, que começa a partir das 17 horas.
De 25 a 27 vai acontecer o 1º Festival Gastronômico e Cultural de no Centro de Artesanatos de Foz, coordenado pelo Gestur e Sebrae/PR. O Festival vai reunir diversas etnias de cidades lindeiras, além do Paraguai e Argentina. Terá muitas danças apresentadas por grupos étnicos e pratos típicos por preços bem populares. Nos dias 25 e 26, o Festival Gastronômico vai das 11 às 22 horas. No domingo, dia 27, das 11 às 21 horas.
Já os municípios da região lindeira farão o trabalho de sensibilização dos pontos turísticos, passeio ciclístico, plantio de mudas de árvores, apresentações artísticas, city tour, chimarrão na Praça, mostra de produtos orgânicos, rua do recreio, passeata e “balonada ecológica”.
Ainda terá apresentações de grupos musicais da tradição gaúcha, feiras de artesanatos e recreação. Passeios em refúgio, trilha interpretativa. A Feira do Produtor de Santa Terezinha de Itaipu, no dia 23, também fará parte das atividades da Semana Mundial do Turismo, bem como a Maratona Internacional das águas, promovida pelo Sesc/Foz.
ORGANIZAÇÃO - GT3 – O GT3 é composto pelas seguintes entidades: ABIH, ATRIFI, INSTITUTO CHICO MENDES, ITAIPU, SEC. DE ESTADO DO TURISMO, FPTI/CTI, SEBRAE, SMPU, SMTU, UDC, UNIOESTE, ACIFI, ABAV, INSTITUTO PÓLO IGUASSU.
(Assessoria de Imprensa: Silvana Canal)

Nenhum comentário: