terça-feira, 8 de setembro de 2009

Parque Nacional Iguaçu recebe 16 mil no feriadão


O feriadão do Dia da Independência foi muito movimentado nas atrações turísticas da fronteira. O fluxo no Parque Nacional do Iguaçu não foi diferente. Milhares de brasileiros, a maioria moradores da região Sul, lotaram o atrativo, que recebeu 16.120 turistas de sábado à segunda-feira, superando as expectativas, que era de dez mil visitantes.
A maior concentração de pessoas ocorreu no domingo, com 9.400 visitas, uma das mais expressivas marcas num só dia registrada neste ano. Já o sábado registrou 3.495 visitas e a segunda-feira contabilizou 3.225 pessoas, revela controle feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A visitação surpreendeu o ICMBio e a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A. Ambos trabalhavam com uma expectativa mais tímida de visitantes em virtude dos indicadores prévios de visitação: reservas nos hotéis (ocupação média de 62% dos leitos) e movimento de entrada na cidade pela BR 277.
Mas nem por isso o atendimento aos turistas foi comprometido. Pelo contrário, o fluxo de entrada dos turistas no Centro de Visitantes transcorreu como é de costume nos feriados. O tempo médio de espera oscilou entre 40 e 50 minutos, com espera máxima de 1h20 minutos no momento de grande concentração (domingo cedo).
A concessionária Cataratas do Iguaçu S/A informa que reforçou o transporte com 5 ônibus extras, totalizando 13 ônibus nos períodos de maior movimentação. Um guichê adicional reforçou recepção, somando 6 postos. As equipes de monitores e atendentes também tiveram reforço, com todo o contingente atuando durante o feriado.
Segundo o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, a visitação foi uma das maiores do ano. Para ele, a grande procura pelo atrativo foi uma surpresa, uma vez que as pesquisas revelavam um índice normal de turistas. “Mais de 700 funcionários trabalharam no atendimento aos visitantes nos três dias de operação especial”, destaca Pegoraro.
HISTÓRICO de visitas no Feriado da Independência
2007 (dias 7, 8 e 9 de setembro)
17.652 turistas
2008 (dias 6, 7 e 8 de setembro)
9.279 turistas
2009 (dias 5, 6 e 7 de setembro)
16.120 turistas
(Cataratas do Iguaçu S/A)

Nenhum comentário: