segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Presidente faz em Curitiba convite para que as pessoas participem da gestão das UCs federais

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, fez nesta segunda-feira (21), em Curitiba, onde participa do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), convite para que as pessoas participem da gestão das unidades de conservação (UC) federais. Essa participação, explicou ele, pode ser feita por meio do Programa de Voluntariado do ICMBio, cuja portaria de criação foi publicada na sexta-feira passada (19) no Diário Oficial da União. (Leia a íntegra da portaria)

O convite foi feito, de manhã, durante entrevista aos telejornais Bom Dia Paraná, da RPC TV (Globo), e Paraná no Ar, da RIC TV (Record). Ele apresentou o programa como uma porta aberta para as pessoas que querem dedicar parte de seu tempo a ajudar, da forma que achar mais conveniente, a administração das UCs federais.

“É um serviço voluntário, portanto não remunerado. As pessoas podem ajudar de várias formas, como quiserem. É só procurar a unidade e se cadastrar. Todos serão bem-vindos. Cada um faz o que sabe, e quem ganha é a natureza”, frisou Rômulo.

O presidente do Instituto Chico Mendes falou também sobre a recente instrução normativa que facilita o uso de R$ 250 milhões oriundos da compensação ambiental para regularização fundiária de parques nacionais. Desses, R$ 68 milhões serão liberados até o fim do ano. Vão beneficiar parques do Rio, Minas e São Paulo. “Reduzimos o prazo para a verificação da cadeia dominial do imóvel. Antes, esse processo remontava há séculos, agora retroage há apenas 30 anos. Tudo ficou mais fácil”.

Rômulo traçou um quadro do estado em que se encontram as unidades de conservação paranaenses e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Parque Nacional do Iguaçu, o das famosas Cataratas. “É, sem dúvida, o parque mais bem estruturado do País”, garantiu.

Ele disse que Instituto se estrutura cada vez mais para melhorar a situação das UCs não só no Paraná, mas em todo o País. E lembrou que o ICMBio acaba de ampliar o seu quadro de pessoal para quase dois mil servidores, com a entrada de 175 analistas ambientais. No momento, esse pessoal está sendo treinado para atuar nas UCs da Amazônia. O bioma abriga as maiores reservas do país e enfrenta problemas graves, como o desmatamento ilegal.

Rômulo destacou, por fim, a importância de iniciativas como o VI CBUC que visam discutir e buscar soluções para a gestão das unidades de conservação no País. Ele atribuiu o mérito à Fundação O Boticário, organizadora do evento, e fez votos de que ações semelhantes se espalhem por todo o País. “Precisamos envolver cada vez mais gente nesse processo, nessa luta em defesa da natureza, da biodiversidade”.

Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: