sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Polimento de efluentes através de zona de raízes

(Do Blog de Carlos AF De Giovanni)


O Programa aquaIGUAÇU projeta adaptar o modelo de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) por zona de raízes, também conhecido como Wetland, para implantar nas ETE existentes no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), agindo como polimento dos efluentes, principalmente na redução de compostos nitrogenados e fosfatados, antes de sua destinação final.
A Concessionária Helisul dispôs espaço e subsídios para adaptar a ETE do Hangar ao modelo, de forma experimental. Após o tratamento biológico da ETE de modelo compacto, os efluentes serão destinados paralelamente a duas caixas de fibra estruturadas com zona de raízes, modelo proposto por VAN KAICK, 2002, adaptado por LEMES et. al. 2008.Serão utilizadas duas caixas, inicialmente, para avaliar a eficiência de duas espécies de vegetais. Será implantado o sistema de fluxo descendente em leito de pedras britas e areia. As espécies a serem utilizadas são nativas, encontradas na trilha das bananeiras, interna ao PNI. A eficiência da utilização desse sistema será acompanhada semanalmente com a realização de análises físico, químicas e microbiológicas dos efluentes antes e depois de passarem pelo polimento. A cloração do efluente final continuará ocorrendo, após seu polimento por zona de raízes.

A Estação de Tratamento de Esgoto por zona de raízes, também conhecido como Wetland são sistemas projetados para utilizar plantas aquáticas (macrófitas) em substratos como areia, cascalhos ou outro material inerte, onde ocorre a proliferação de biofilmes que agregam populações variadas de microrganismos os quais, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam águas residuárias (SOUSA et. al. 2004).

3 comentários:

Unknown disse...

Prezado Pegoraro,

Estou a disposição para realizar uma capacitação para vossa equipe técnica em projeto, implantação, operação e monitoramento da qualidade ambiental da biotecnologia Zona de Raízes qual estou trabalhando e adequando está desde 1983 no Brasil. Minhas referências são: ETE por Zona de Raízes no Empreendimento Tarundú em Campos do Jordão que atende 2000 (dois mil ) habitantes por dia, em São José dos Pinhais estou terminando de implantar uma unidade que vai atender 400 pessoas por dia. Outra projeto bem interesante é nas margens do Rio Iraí - Curitiba onde realizei a adequação de cavas existentes e implantei uma Wetland com capacidade de tratar a vazão do Rio Palmital, ou seja, 750 litros/segundo e devolver ao Iraí tratada em pelo menos 90% da carga orgânica ou ser captado para tratamento e abastecimento Público.

Estou a disposição para realizar um repasse tecnológico como realizei em 1994 para a EPAGRI - SC.
Meu contato é 041 8835 8092 ou por e-mail albinoes@sanepar.com.br

Um abraço
Albino
Consultor Ambiental Associado a APPAM - Associação Paranaense de Preservação Ambiental

Anônimo disse...

Olá...tudo bem com você? Que legal saber que você se interessa pelo assunto. Estamos propondo aqui na ECO um projeto padrão de zona de raízes para disponibilizarmos para os empreendedores do Turismo. Tomara que de certo.

Abraços

Altair
altair@ecoparana.pr.gov.br

Leticia disse...

Olá, eu fiz alguns projetos sobre esse tema, e gostaria de saber como foi implantado esse tratamento, todas as etapas, e qual sua eficiência.
Se puderem me ajudar, será muito util.
Atenciosamente, Letícia