quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PTI sedia o 12º Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Foz do Iguaçu sediará o principal evento estadual relacionado à educação ambiental. O Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) será realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), desta quarta-feira, dia 14, até o dia 16.
Com a temática “Educação para Cultura da Paz e Sustentabilidade Local/Planetária”, o EPEA deve reunir cerca de 600 participantes, entre acadêmicos, professores e gestores ambientais de todo o estado. Na programação do evento estão previstas palestras, painéis, atividades culturais, oficinas temáticas, exibição de vídeos, reuniões e mesas-redondas, sempre buscando a sensibilização ambiental.
Na sexta-feira (16), será realizada a reunião da Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA/PR). No mesmo dia haverá o lançamento do livro “Formação Profissional do Educador Ambiental: reflexões, possibilidades e constatações”, de Angélica Góis Morales. A autora estará no espaço de exposições para diálogos com interessados em conhecer a sua nova obra.
Paralelamente ao encontro, será realizada a Feira da Sustentabilidade, onde serão expostos produtos e serviços da área ambiental como os produtos orgânicos do município de Capanema e as peças de artesanato do Grupo de Moradores do Parque Nacional do Iguaçu e de tribos indígenas da região.
Livros, plantas e produtos medicinais também estarão expostos e disponíveis para comercialização durante o evento, que contará ainda com a exposição “Memórias do Parque Nacional do Iguaçu” e do Programa Cultivando Água Boa.
Durante o encontro, mais de 200 trabalhos serão apresentados oralmente ou por meio de pôsteres e os participantes também poderão deixar suas mensagens na Árvore da Esperança.
Encontro buscará a ampliação e o intercâmbio de conhecimento Realizado anualmente, o EPEA é um dos eventos mais significativos para a educação ambiental no estado do Paraná, buscando a disseminação de princípios e bases metodológicas para a promoção da educação ambiental formal, não-formal e informal.
O encontro reúne profissionais de diferentes setores da sociedade na discussão de experiências e desafios da Educação Ambiental com a proposta de congregar todos os profissionais e acadêmicos que atuam com a Educação Ambiental e ampliar o intercâmbio entre os diferentes segmentos (universidades, escolas, ONGs, Oscips, entre outros).
A expectativa é possibilitar que os participantes do evento ampliem seu conhecimento, contribuindo para uma prática educativa mais crítica, reflexiva e participativa, frente aos problemas socioambientais vigentes.
O EPEA é uma promoção coletiva de diversas instituições presentes no município e região, entre eles a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu, Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdades Anglo-Americano, Eduvivência, Educare, Instituto de Comunicação Solidária (ComSol) e Nativa Socioambiental e com apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), Unifoz, Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) e Sanepar.

Nenhum comentário: