terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parque Nacional do Iguaçu bate recorde de visitação no feriado


O Parque Nacional do Iguaçu bateu recorde de visitas, em um único dia, neste feriado de Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida. O parque recebeu 12.388 turistas no domingo. A marca superou o movimento registrado no dia 14 de novembro de 2004, quando a unidade de conservação recebeu 10.901 pessoas.

O recorde alcançado no domingo mostra que a cidade caminha para recuperação do movimento de turistas neste período após pior momento da crise econômica internacional e gripe suína, avaliam os especialistas. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, avalia que a partir de agora a tendência é de alta no turismo.

Conforme controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no sábado, as bilheterias registraram a entrada de 7.204 turistas; no domingo, 12.388 pessoas; na segunda-feira, 4602 visitantes - totalizando 24.194 pessoas nos três dias do feriado.

“Trabalhávamos com a expectativa de receber 20 mil turistas ao longo do feriado de três dias. Vários fatores contribuíram para nós superarmos esta previsão. Entre eles, o aumento da vazão da água nas Cataratas, o feriadão e as campanhas de divulgação do destino iguaçuense”, considera Pegoraro.

Já para o gerente-geral concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Vítrio Florêncio, a organização para agilizar o ingresso dos turistas ao parque comprova o compromisso da empresa com o atrativo e com os turistas. “Reforçamos as equipes de funcionários, transporte, recepção e claro, nossa atenção para atender bem os turistas”, afirma Florêncio.

A agilidade na aquisição dos bilhetes e a rapidez do transporte tiveram o objetivo de garantir mais tempo para os turistas curtirem a cheia e os encantos das Cataratas do Iguaçu. A operação no domingo iniciou às 8 horas e encerrou às 19h30 quando os últimos turistas se despediram do parque. No sábado e na segunda-feira, o atendimento voltou a ser das 9 às 17 horas.

Alegria dos turistas - Muitos visitantes foram pegos de surpresa pelas firulas, caretas e performances do palhaço Emerson Simon Bueno, 23, mais conhecido como “Dan”. O artista da Escola de Circo de Londrina (PR) alegrou as crianças e adultos com malabares, mágicas, piadas e imitações. O palhaço ainda entregou centenas de pirulitos para as crianças que aguardavam para ingressar ao Parque Nacional do Iguaçu.

Já nas Cataratas, o funcionário público Sandro Ferreira, 37 e sua esposa, a funcionária pública Ana Flavia, 30, fizeram questão de comentar sobre a organização do atrativo. O casal de Belo Horizonte (MG) elogiou a estrutura de recepção relacionada à conservação ambiental. “Aqui é tudo muito organizado. Vocês preservaram legal a natureza. Engraçado que o valor é ainda bem mais em conta que muitos outros lugares conhecidos. Só tenho a elogiar. Fomos muito bem recebidos”, comentou Sandro.

Sensação semelhante foi apresentada pelo casal de Três Lagos (MS), Roberto Sakamoto, 67, e Elisabeth Sakamoto, 61. “Viemos pra cá a primeira vez uns 25 anos atrás. Hoje está muito mais organizado. Uma prova disso é essa visitação. As Cataratas do Iguaçu continuam belas. Foi um passeio maravilhoso. Valeu à pena”, destacou Elisabeth.

Para o advogado Fabrício Fernandez, 30, e sua esposa, Maria Podesta, 24, conhecer as Cataratas do Iguaçu foi muito gratificante. “Somos de Buenos Aires. Primeiro conhecemos o lado argentino das Cataratas Agora estamos aqui. Os dois lados são magníficos. Estamos muito felizes de estar aqui. Foi a primeira vez”, ressaltou Fabrício.

Comerciante em Santa Rosa (PY), Iverton Meina, 28, estava acompanhada do filho, Calil Meina, para rever as Cataratas. “Estou sentindo muita tranqüilidade, clima gostoso e refrescante. É muito bom retornar às Cataratas”, destacou Iverton. Sensação compartilhada pela cabeleireira Fabiana Arantes Ribeiro, 26, em Guairá (PR), que só conhecia as Cataratas pela televisão e por fotos. “É muito lindo aqui”, resumiu.

Fonte: http://h2foz.com.br/modules/noticias/article.php?storyid=12671

Nenhum comentário: