sexta-feira, 19 de junho de 2009

Seminário discute gestão participativa em unidades de conservação do Sul

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, em Curitiba (PR), o III Seminário Sulbrasileiro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.

Coordenado pela diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Diusp), o evento tem a parceria do Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais (projeto “Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação – Região Sul e Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O seminário é um forum de formação e intercâmbio sobre gestão participativa de unidades de conservação, numa prática de gestão integrada e participativa entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, por meio dos Núcleos de Educação Ambiental (NEA) e dos extintos Núcleos de Unidades de Conservação (NUC) do Ibama.

O objetivo é aprofundar as discussões teóricas e práticas da gestão participativa a partir do espaço dos conselhos gestores das Unidades de Conservação, preconizado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Essas discussões coletivas tiveram início com o I Seminário, realizado em Urubici (SC), em dezembro de 2004, e foram ampliadas com o II Seminário, em São Francisco de Paula (RS), em novembro de 2006.

Nesta terceira edição, o Seminário será um espaço de diálogo e reflexão sobre o processo de aprendizagem e resultados do projeto “Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul”, financiado pelo PDA/MMA, e executado conjuntamente pelo Mater Natura, ICMBio e Ibama, com as parceiras institucionais do IAP, ReaSul, Rede ProUC e CNRPPN.

Durante o evento, será feito o lançamento do portal www.gestaoparticipativa.org.br, hospedado no sito eletrônico do MMA. Essa ferramenta reúne os resultados das capacitações em gestão participativa obtidos com o Projeto PDA em 44 Unidades de Conservação no sul do país e Mato Grosso do Sul, nas três esferas de governo, que atingiram 177 pessoas de 67 instituições. O novo ambiente virtual é um espaço para troca de experiências e de acesso a banco de dados e a outros projetos de capacitação em UCs no Nordeste e no Sudeste.

Participarão do seminário pessoas que participaram do Projeto, assim como servidores de todas as UCs da região Sul. O ICMBio-Sede também garantiu a participação de dois servidores de cada Coordenação Regional.

Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: