segunda-feira, 22 de junho de 2009

Instituto Chico Mendes promove I Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica

O Instituto Chico Mendes promove, de 26 a 28 de agosto, na sede do ICMBio em Brasília, o I Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica. Intitulado “Pesquisa em conservação da biodiversidade: experiências e desafios”, o evento é uma ampliação do Seminário de Avaliação dos Resultados do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC, programa desenvolvido em parceria com o CNPq.
O ICMBio é uma autarquia criada em 2007 com a finalidade de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental. Entre os objetivos do seminário estão fortalecer as atividades de pesquisa; divulgar e socializar resultados e discussões; avaliar a qualidade dos trabalhos de iniciação científica do programa PIBIC-ICMBio; e estruturar um evento periódico para a apresentação das pesquisas da instituição.
O seminário incluirá trabalhos de bolsistas PIBIC, com apresentação obrigatória, e servidores do ICMBio poderão apresentar e disponibilizar os resultados de suas pesquisas. Os interessados devem encaminhar seus resumos até 16 de julho, que serão posteriormente publicados em formato digital.
O prazo para o aceite de trabalhos por parte da Diretoria de Conservação da Biodiversidade do ICMBio, depois de avaliação técnica, é o dia 26 de julho, com data limite de 1o de agosto para a confirmação da inscrição, que é gratuita. Todos os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo e as normas para submissão de trabalhos estarão disponíveis na página do ICMBio (www.icmbio.gov.br), menu eventos. Lá se encontram todas as informações sobre o evento. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 61-3341-9090.
Haverá premiação do melhor trabalho PIBIC e melhor trabalho de servidor. Na categoria melhor Estudante PIBIC será oferecida uma vaga no Curso de Biologia e Conservação de Carnívoros Silvestres, oferecido pelo Instituto Pró-Carnívoros, a ser promovido no Parque Nacional Serra da Canastra, São Roque de Minas/MG, no período de 31/10 a 07/11.
Já para o vencedor da categoria melhor Servidor ICMBio, será oferecida participação no X Curso Latino Americano de Biologia da Conservação, oferecido pelo Instituto Ipê, de 04/11 a 03/12, em Nazaré Paulista/SP. Esta premiação inclui alojamento, alimentação, deslocamentos durante o curso, e o traslado de chegada e saída do curso nos horários pré-determinados.
Os trabalhos científicos encaminhados para o seminário serão classificados e analisados de acordo com os temas: Pesquisa e Gestão de UC; Ferramentas para sistematização de dados e modelagem; Uso, manejo e conservação da biodiversidade.
A inscrição e participação dos estudantes de iniciação científica PIBIC/ICMBio é obrigatória, e seus trabalhos serão apresentados na forma de painéis, assim como alguns trabalhos selecionados, de demais técnicos ou bolsistas da instituição.
Não há limite numérico para aceitação de trabalhos. A avaliação será feita por comissão científica que contará com participação de membros externos à instituição e levará em considerando a clareza, qualidade da abordagem, resultados e discussão do trabalho.
Confira a programação preliminar

26 de agosto (1º dia)

9:00h – Abertura
10:00-11:00h – Palestra inaugural – Experiências e desafios para integração da pesquisa e conservação da biodiversidade.Convidado: Dr. Bráulio Dias – Secretaria de Biodiversidade e Florestas – MMA.
11:00–12:00h – Palestra – Pesquisa como ferramenta de manejo de unidades de conservação.Dra. Katia Torres Ribeiro – ICMBio.
12:00-14:00hs – Almoço.
14:00-16:00h – Apresentação dos trabalhos dos bolsistas PIBIC/ICMBio (painéis).
16:00-18:00h – MESA REDONDA 1. Potenciais e limitações das modelagens matemáticas para o manejo e conservação da biodiversidade.Composição: Dra. Ana Ciampy – EMBRAPA, Dr. Miguel Marini – UnB, Dr. Ricardo Bonfim Machado – UnB, Msc. Yeda Bataus – RAN/ICMBio. Moderador: MSc. Jorge Nascimento – ICMBio.

27 de agosto (2º dia)

8:30–9:30h – Palestra – Detetives de paisagem – monitoramento da fauna como subsídio para criação e gestão de unidades de conservação.Dr. Flávio Rodrigues – UFMG.
9:30-10:30h – Palestra - Conservação da biodiversidade marinha.Dra. Monica Brick Peres – ICMBio.
10:30-10:45 – intervalo.
10:45-12:00h – Apresentação oral dos bolsistas PIBIC (4 primeiros colocados).
12:00-14:00h – Almoço.
14:00-16:00h – Apresentação de trabalhos de servidores – painéis.
16:00-18:00h – MESA REDONDA 2.Em busca do uso sustentável da biodiversidade.Composição: Dr. Bruno Machado T. Walter – EMBRAPA, Dr. José Carlos Ribeiro Reino – CECAV/ ICMBio, Msc. Silvia Galuppo – FLONA Tapajós, ICMBio, Dr. Walter Steenbock – FLONA Açungui, ICMBio. Moderador: Dr. Paulo Mayer – ICMBio.

28 de agosto (3º dia)

8:30-9:00h – Palestra – O ICMBio como instituição de pesquisa, com lançamento das bases para elaboração do programa de pesquisa do ICMBio.MSc. Marília Marques Guimarães Marini – ICMBio.
9:00 -11:00h – MESA REDONDA 3.Pesquisa como subsídio de criação e gestão de UC.Composição: MSc. Ernesto Viveiros de Castro – PARNA Serra dos Órgãos – ICMBio, Dr. Reuber Brandão – UnB, Dra. Ludmilla Aguiar – UnB, Dr. Marcelo Cavallini – ICMBio. Moderador: MSc. Marcelo Marcelino – ICMBio.
11:00-12:00h: Solenidade de entrega dos prêmios e dos certificados aos bolsistas PIBIC/ Encerramento do evento.

Na tarde do terceiro dia, tempo livre para participação em outros eventos incluídos na programação de aniversário do ICMBio.

EquipeMembros do Comitê Institucional do Programa PIBIC – ICMBio:
Caren Cristina Dalmolin
Helena Krieg Boscolo
Katia Torres Ribeiro
Marília Marques Guimarães Marini
Ronaldo Gonçalves Morato (Coordenador do Comitê)

Administração do Programa PIBIC – ICMBio:
Eurípia Maria da Silva

Membros do Comitê Externo do Programa PIBIC – ICMBio:
Bruno Machado Teles Walter – EMBRAPA
Flávio Henrique Rodrigues – UFMG
Ludmila Moura de Souza Aguiar – UnB
Reuber Albuquerque Brandão – UnB
Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: