quarta-feira, 17 de junho de 2009

Organização define detalhes da 3ª Meia Maratona das Cataratas

Entidades se reúnem com a organização para dividir tarefas que garantam o bom desenvolvimento da corrida
Representantes de órgãos públicos participaram, nesta terça-feira (16), no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), de reunião para tratar os detalhes das atividades de apoio à 3ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu – Troféu Itaipu Binacional 35 Anos, marcada para o dia 5 de julho, em Foz do Iguaçu.
O encontro reuniu as Forças Armadas (Exército e Marinha), órgãos de segurança, Secretarias de Turismo e de Esportes e Lazer, Sesc, Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu S/A, empresa realizadora da corrida, e a Pró-Correr, que organiza a prova. Na foto, Adélio Demeterko, gerente comercial da Cataratas SA, explica detalhes da prova. Foto: Marcos Labanca.
Os organizadores apresentaram uma lista de atividades que precisam de apoio dos órgãos parceiros. As principais preocupações da organização são: segurança, atendimento médico, hidratação dos atletas e cuidados com o meio ambiente.
Também integram a lista de tarefas: apoio ao exame antidoping de corredores; controle de devolução dos chips eletrônicos de marcação de tempo dos corredores; atendimento do posto de guarda-volumes; acompanhamento do acesso dos atletas ao PNI; trabalho de fisioterapia e atendimento médico durante o percurso e na chegada; limpeza do trajeto; e a divulgação da prova e dos postos da Campanha Vote Cataratas.
Para Tadeu Natálio, diretor da prova, a realização da terceira edição do evento se tornou um grande desafio pela quantidade de atletas e pelo lugar. “Temos a tarefa de realizar uma das corridas mais fascinantes do mundo, que já foi considerada a prova com a chegada mais linda entre todas as meias maratonas no planeta”, destacou.
Responsabilidade
Durante a reunião, os representantes das entidades assumiram basicamente todas as atividades de apoio. O Corpo de Bombeiros e o SAMU, por exemplo, vão ceder as ambulâncias com socorristas de plantão para atender os participantes da 3ª Meia Maratona. Uma quarta ambulância do Parque Nacional do Iguaçu auxiliará no serviço.
Além disso, em caso de emergência, a Helisul disponibilizará um helicóptero que ficará de prontidão para o deslocamento ao hospital mais próximo. O 34º Batalhão de Infantaria Motorizada fará o bloqueio do acesso de veículos nas vias secundárias da BR 469, no percurso da corrida (Hotel Mabu e Parque Nacional do Iguaçu).
A Secretaria Municipal de Turismo colocará um posto de votação para que os participantes do evento participem da campanha “Vote Cataratas”.
Homenagem — O troféu da 3ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu leva o nome “Itaipu Binacional — 35 Anos”, em referência à constituição oficial da usina hidrelétrica. O evento é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A prova é organizada pela Associação Pró-Correr de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal, além de apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sorvetes Nestlé, Mabu Hotéis & Resort, Vittalev, I9 Hidrotônico, Leve Supreme, Portal H2FOZ e restaurante Porto Canoas.
Serviço
3ª Meia Maratona das Cataratas — Troféu Itaipu Binacional 35 Anos
Data: 5 de julho de 2009
Premiação: R$ 60 mil

Nenhum comentário: