sexta-feira, 12 de junho de 2009

Estudos identificam 122 espécies de fitoplânctons na bacia do Iguaçu

O Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, através do programa aquaIguaçu, apóia o levantamento de fitoplânctons – conjunto de organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na água. Fazem parte deste grupo organismos considerados algas. Há um grupo que é também classificado como bactéria, as cianofíceas ou "algas azuis". Estudos recentes identificara 122 espécies de fitoplânctons na bacia do Iguaçu.


Os estudos, realizados por uma professora da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e seus orientados, foram desenvolvidos com a comunidade fitoplanctônica no Rio Iguaçu e outros rios da região.


Com a aprovação do setor de pesquisa e análises laboratoriais realizadas por técnicos do Programa, o trabalho, que trata da fitossociologia de diatomáceas, identificou 51 espécies, de 31 gêneros desse grupo, no Iguaçu, em um ponto acima das quedas das cataratas. Na parte de baixo, foram identificadas 71 espécies pertencentes a 34 gêneros. Juntos, somam 122 espécies.


Além da identificação desses organismos, o estudo indicou elevado porte de fósforo no meio aquático, conseqüência do elevado número de indivíduos da espécie Cocconeis placentula. Outros estudos fitossociológicos continuam em andamento nos rios São João e Represa Grande.

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/

Nenhum comentário: