quinta-feira, 4 de junho de 2009

Maratona Internacional de Foz do Iguaçu será em setembro


Já estão abertas as incrições para a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, prova que acontece no dia 27 de setembro com percurso ligando a Usina de Itaipu ao Parque Nacional do Iguaçu. A prova é a terceira edição da antiga Maratona Internacional das Águas Sesc-PR.
A primeira reunião de trabalho aconteceu nesta quarta, 3, na unidade do Sesc de Foz do Iguaçu e contou com a presença de apoiadores da corrida: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Copro de Bombeiros, Guarda Municipal, Foztrans, Secretaria de Esporte, 34º BMTZ, Marinha, Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, entre outros.
A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu traz algumas novidades para esse ano, tendo como exemplo a mudança do próprio nome. Conforme os organizadores da corrida, a mudança segue uma questão estratégica, já que todas as grandes maratonas do mundo como a de Nova Iorque, Londres e Paris levam o nome da cidade.
Outra mudança será em relação aos horários de largadas. A corrida inicia com largada dos atletas Cadeirantes (6h30), seguido dos atletas Portadores de Necessidades Especiais – PNEs, (6h35). Logo em seguida é a vez das atletas da Elite Feminina e Geral Feminina (6h40) e a última largada para os atletas da Elite Masculina “A” e “B” e Geral Masculina, às 7h. A tradicional corrida feita no interior do Parque Nacional do Iguaçu terá a largada no Portão de Serviço, aumentando de 10 para 11,5 quilômetros o percurso.
Para este ano a maratona vai distribuir 143 mil reais em prêmios, além de troféus e medalhas, terá jantar de massas oferecido aos atletas. Estão sendo esperados alguns atletas da elite do atletismo mundial, entre eles a estrela olímpica Vanderlei Cordeiro de Lima, o padrinho da maratona.
A corrida - Os atletas da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, prova ranqueada pelo CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), percorrerão 42.195m, largando da Itaipu, passando pelo centro da cidade e chegando ao Parque Nacional do Iguaçu (próximo ao restaurante Porto Canoas). O tempo total para terminar o percurso será de seis horas. Ao longo do trajeto, a organização vai disponibilizar postos de atendimento médico, água, banheiros químicos, frutas, isotônicos, além de placas de sinalização e policiamento. A prova contará com sistema de chip para a apuração dos resultados. Os últimos 11,5 quilômetros serão dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
A realização da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc (Serviço Social do Comércio) em conjunto com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura do Município. O evento conta com o apoio de diversos órgãos e instituições. As inscrições podem ser feitas a partir através do site www.sescpr.com.br/

Nenhum comentário: