segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vazão das Cataratas do Iguaçu aumenta

O volume das quedas d’águas das Cataratas do Iguaçu voltou a aumentar no fim de semana. E as expectativas são bastante positivas. São Pedro anuncia mais chuva por aí, o que deve melhorar bastante a vazão do Rio Iguaçu no local.
Depois de um período de estiagem, a vazão, que chegou a despencar em alguns dias para menos de 300 metros cúbicos de água por segundo, tanto no mês de abril quanto no comecinho de maio, atingiu no sábado 620 metros cúbicos de água por segundo. No domingo, o volume caiu um pouquinho: 590 metros cúbicos de água por segundo.
Como normalmente ocorre nas segundas-feiras, hoje o volume oscilou bastante: 334 metros cúbicos de água por segundo. Isso porque a Copel aproveita o fim de semana, quando cai o consumo de eletricidade, para armazenar mais água nos reservatórios das usinas instaladas ao longo do Rio Iguaçu. Esse quadro deve mudar rapidamente.
A meteorologia prevê chuva para esta quarta-feira na região Oeste e no fim de semana em Curitiba, o que deve garantir a volta do espetáculo das águas nas Cataratas do Iguaçu em sua total plenitude. A vazão normal para esta época do ano varia entre 1.200 e 1.500 metros cúbicos de água por segundo.
Jornal de Itaipu Eletrônico

Nenhum comentário: