terça-feira, 26 de maio de 2009

Governo cria grupo de trabalho para reforçar turismo nos parques nacionais

Brasília (25/05/09) – Portaria de nº 171 publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (22) cria um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para promover e estruturar o turismo nos Parques Nacionais e áreas de influência. O grupo, formado por representantes dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Turismo (MT), tem prazo de dois anos para concluir os trabalhos, além de divulgar semestralmente relatório com as principais atividades desenvolvidas.

O GTI acompanhará a execução dos investimentos nos parques nacionais, principalmente no que diz respeito aos impactos socioeconômicos e ambientais do turismo nos municípios nos quais essas unidades se localizam, promovendo quando necessário as adequações necessárias à implementação das ações previstas.

O grupo definirá, ainda, estratégias que aproxime os parques da sociedade brasileira, sensibilizando-a sobre a importância da conservação da biodiversidade existente nessas áreas, assim como a sua utilização sustentável, estabelecendo mecanismos de promoção do turismo de forma integrada com as políticas e projetos desenvolvidos nestas áreas.

O GTI conta com representantes do Ministério do Meio Ambiente (Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável) e do Ministério do Turismo (Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo), do e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).

A coordenação do GTI fica a cargo da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, que poderá convidar representantes da administração pública federal, estadual ou municipal, de entidades privadas e de organizações da sociedade civil de notório saber para contribuir na execução dos trabalhos.

Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: