sábado, 23 de maio de 2009

Tem início a Fase-II da Operação biXo

Após encerramento da Fase-I da Operação, onde 2.158 veículos foram abordados, vistoriados e seus ocupantes informados da existência e do trabalho da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas e, principalmente, sobre a Campanha de combate à caça, ao tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de palmito, Analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal do Ministério do Meio Ambiente, dão início a Fase de buscas às trilhas e armadilhas feitas por caçadores no interior da Reserva.
Na sexta-feira (22), autorizado por Jorge Pegoraro, Chefe do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), a concessionária Helisul enviou um helicóptero para a Unidade de Conservação (UC). Os comandantes Fernando e Cruz deram apoio aéreo à Operação. Decolando do campo de futebol de Tuneiras do Oeste e da pista de pouso da Fazenda Água do Índio (face leste da Rebio), foi possível identificar trilhas, clareiras e demais pontos frágeis existentes no interior da UC. Antonio Guilherme e Deusdeti, Analistas da Rebio, localizaram e mapearam, através de fotografias e geoprocessamento, os pontos que receberão as ações por terra.
A Polícia Militar Ambiental do Paraná (Força Verde) e a Polícia Federal (PF) participaram do trabalho, dando apoio e participando dos sobrevoos, reconhecendo os pontos que atuarão, em conjunto com o ICMBio, das expedições terrestres. Tenente Alcimar, comandante do Batalhão da Força Verde em Umuarama, acompanhado do Sargento Fanti, declarou que, “além da participação da Polícia Militar do Estado do Paraná na primeira fase da Operação biXo, onde as ‘barreiras informativas' contaram com apoio de policiais rodoviários e ambientais, a Polícia Ambiental está pronta para participar das ações por terra, que fazem parte da Fase-II da Operação”.
O Delegado-Chefe da Polícia Federal em Maringá, Dr. Donizetti Tambani, participou de todo o trabalho, acompanhado dos Agentes Miranda, Ângela e Lopes. “O apoio da Polícia Federal, inicialmente previsto na terceira fase da Operação, é fundamental e, com grata satisfação, estamos recebendo este apoio já nesta fase, graças à disposição de Dr. Donizetti e seus Agentes, o que nos dá a certeza que a Operação biXo atingirá seus objetivos com maior agilidade e eficácia”, afirma Carlos De Giovanni, chefe da Unidade.
“É bom podermos colaborar no cuidado para com uma Unidade Federal de Conservação única em toda nossa região”, declara Ângela. “Vamos auxiliar a Operação, no combate ao tráfico de animais silvestres, extração ilegal de palmito e a caça, que está, também, diretamente ligada ao porte ilegal de armas. A Polícia Federal que, inclusive, tem sua Divisão Ambiental, apoia ações que pretendem preservar o que ainda resta de nossas Fauna e Flora”, afirma Dr. Donizetti.
Com ações autorizadas pela Coordenação de Proteção do ICMBio, a Rebio das Perobas, contando com a Polícia Federal, Força Verde, IBAMA e PNI, inicia, assim, a Fase-II da Operação biXo.
“A participação do Exército Brasileiro aguarda definições de tratativas que estão em curso, porém, estamos certos que também teremos seu apoio na Operação biXo”, acredita De Giovanni.
(Do Blog de Carlos A. F. De Giovanni)

Nenhum comentário: