terça-feira, 5 de maio de 2009

Minc e Rômulo entregam 77 carros a UCs de todo o País. Veículos reforçarão as operações de fiscalização

Minc entrega chave a servidor
Aquisição busca estruturar UCs


Frota servirá também aos centros



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, entregaram nesta segunda-feira (4), em Brasília, 77 carros às unidades de conservação (UCs) e centros especializados do Instituto em todo o País. Entre os automóveis, estão 50 pick-ups Mitsubishi L200 4x4, que deverão estar à disposição das UCs em dez dias.


A aquisição foi feita no final de 2008 com o objetivo de dotar as áreas protegidas de equipamentos que lhes permitam cumprir as suas ações de campo, como a elaboração de planos de manejo, pesquisa e, principalmente, operações de fiscalização, além das atividades de rotina.
No total, foram investidos pouco mais de R$ 6 milhões. Os recursos são do orçamento do próprio ICMBio, dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).


Durante a solenidade de entrega dos carros, realizada na sede do ICMBio, no Setor Sudoeste, próximo ao centro de Brasília, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, ressaltou a importância do investimento para o processo de consolidação das unidades de conservação federais.


“A aquisição dos veículos é resultado de um esforço de estruturação do Instituto Chico Mendes. Parte da verba é oriunda da compensação ambiental e de parcerias importantes para a conservação do nosso patrimônio natural. Os utilitários são instrumentos importantíssimos para a gestão das nossas unidades de conservação”, disse.


Ainda segundo Rômulo, com os novos carros, os servidores que atuam nos centros e unidades de conservação terão “melhores condições logísticas” para executar os trabalhos e oferecer “resultados institucionais de qualidade”.


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reforçou que é preciso ter meios materiais para suprir as demandas de cada UC. “Considero essa aquisição um primeiro passo para a nossa busca em desenvolver o ecoturismo dentro dos parques nacionais e incrementar a pesquisa nas reservas e unidades destinadas ao estudo de nossos cientistas”, disse.


O ministro afirmou ainda que os veículos são fundamentais para evitar a ação de madeireiros e biopiratas e garantir a proteção das unidades de conservação. “Precisamos ter meios para proteger nossa riqueza natural. Ao todo, as áreas geridas pelo ICMBio totalizam cerca de 10% do território nacional. São mais de 300 unidades que guardam 77 milhões de hectares da nossa biodiversidade.”


Os veículos, segundo o ministro, são essenciais para que os servidores tenham condições de guardar “esse tesouro” com o maior zelo possível. “Arriscaria dizer que eles (os novos veículos) são um instrumento de defesa”, reforçou Minc.


A entrega simbólica dos carros foi feita ao chefe do Parque Nacional das Emas, o analista ambiental Carlos da Silva Cunha. Já a partir desta segunda-feira, o Instituto começa a providenciar o envio dos veículos para as unidades de conservação.


Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: