terça-feira, 19 de maio de 2009

Construção da Usina do Baixo Iguaçu é tema de audiência


O projeto de construção da Usina do Baixo Iguaçu será o tema da audiência pública na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu na tarde desta terça-feira, 19. Estarão presentes no plenário da Casa de Leis, autoridades do turismo, de órgãos públicos do meio ambiente, representantes de organizações não governamentais e a população em geral.

A usina do Baixo Iguaçu está projetada para ser construída pelo consórcio Neoenergia, no rio Iguaçu, no município de Capitão Leônidas Marques, sudoeste do Paraná. Se construída as estruturas da hidrelétrica com capacidade para gerar 340 megawatts ficarão a menos de um quilômetro da borda do Parque Nacional do Iguaçu. O consórcio é formado pelo Banco do Brasil (BB) Investimentos e o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), que detêm 51% do capital das ações, e o grupo espanhol Iberdrola, que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica.

Uma das preocupações que será debatida na audiência é quanto o o impacto ambiental que a construção da usina possa acontecer no parque, inclusive a alteração no nível das águas nas Cataratas do Iguaçu, distante 70 quilômetros do local escolhido para a construção da usina.

A discussão já gerou até um estudo encomendado pelo Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu. O documento intitulado "OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DO BAIXO IGUAÇU PARA O TURISMO", traz a preocupação do setor quanto as inplicações socioeconômicas para Foz do Iguaçu e região, se houver alteração da paisagem do atrativo.

Fonte: http://h2foz.com.br/modules/noticias/article.php?storyid=11630

Um comentário:

Anônimo disse...

ALTERAÇÃO NAS AGUAS DO RIO IGUAÇU SEMPRE VAI ACONTECER COM OU SEM A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM.INPLICAÇÕES SOCIOECONOMICAS TAMBEM VAI ACONTECER NOS MUNICIPIOS DE CAPITÃO E CAPANEMA SE CASO NÃO SEJA CONTRUIDA A USINA?