quinta-feira, 2 de abril de 2009

ICMBio libera veículos de turismo por 30 dias no Parque do Iguaçu


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, órgão gestor do Parque Nacional do Iguaçu, decidiu prorrogar por 30 dias a entrada de veículos de turismo no interior da unidade. A partir desta quinta-feira, 2, eles poderão entrar pelo portão de serviço, um dos acessos para a visitação as Cataratas do Iguaçu.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, órgão gestor do Parque Nacional do Iguaçu, decidiu prorrogar por 30 dias a entrada de veículos de turismo no interior da Unidade. A partir desta quinta-feira, 2, eles poderão entrar pelo portão de serviço, um dos acessos para a visitação as Cataratas do Iguaçu. A decisão foi anunciada após uma reunião na Prefeitura de Foz do Iguaçu, reunindo o diretor de Ecossistemas do ICMbio, Ricardo Soavinski, o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, o prefeito, Paulo Mac Donald Ghisi, o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt, e o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Paulo Angeli. A medida só vale para o trânsito dos veículos durante o dia. Pela noite, o Hotel das Cataratas, principal usuário no horário noturno, deverá fazer o traslado dos hóspedes e funcionários no interior do Parque.
A proibição do acesso de veículos de turismo no interior do Parque aconteceu com o atropelamento e morte de uma onça-pintada no quilômetro 27 da BR-469, na madrugada de sábado, 28 de março. Até agora o atropelador não foi identificado pelo instituto.
Soavinski e Pegoraro informaram que a medida é válida até que o Comtur apresente em 30 dias um plano para diminuição dos automóveis de turismo que transitam diariamente no local, calculado em 200 diários.
A medida de restrição de veículos, segundo Soavinski, está prevista no Plano de Manejo da Unidade e que um grande passo foi dado com a revitalização da área de Uso Público em 2000. Na época foi implantado o atual sistema de transporte, onde o visitante é levado por ônibus da entrada até a região das Cataratas. Já o transporte interno dos hóspedes está previsto no contrato com o novo concessionário do Hotel das Cataratas.

Nenhum comentário: