quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cataratas do Iguaçu resistem a estiagem no Paraná

Vazão praticamente dobrou chegando a 640 m3/s, nesta quarta-feira, 29 em relação a terça-feira.
A estiagem que atinge o Paraná modificou o cenário das Cataratas do Iguaçu. O volume d’água do Rio Iguaçu que nasce na região metropolitana de Curitiba chegou a 310 m3/s (metros cúbicos por segundo), na tarde de terça-feira, 28, o mais baixo do ano.
No entanto nesta quarta-feira, 29, a vazão praticamente dobrou chegando a 640 m3/s, ou seja, 640 mil litros de água por segundo. O volume é praticamente a metade da vazão média anual, calculada entre 1,2 a 1,5 mil.
Se a forte estiagem devido a falta de chuva em todo o Estado reduziu a vazão das quedas, fazendo com que desaparecesse alguns saltos, em contrapartida o branco predomina nas cachoeiras, devido a pouca turbidez da água.
Operação - De acordo como o setor de Monitoramento Hidrológico da Copel (Companhia Paranaense de Energia), a tendência para o fim de semana é que a vazão mantenha-se no patamar de 400 a 600 m3/s. A Usina de Salto Caxias, localizada no Rio Iguaçu, vem liberando diariamente a vazão defluente mínima de 200 m3/s. Os rios localizados abaixo da usina contribuem para o aumento do volume d’água na Bacia do Rio Iguaçu.
A maior seca dos últimos 76 anos no Paraná aconteceu em 2006. Na época a vazão das quedas ficou em 190 m3/s, ganhando destaque na mídia mundial.
(Parque Nacional do Iguaçu)

Nenhum comentário: