quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Parque Nacional do Iguaçu completa 72 anos de criação


O Parque Nacional do Iguaçu completa 72 anos de sua criação na próxima segunda-feira (10). As festividades estão sendo organizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e acontecerão pela parte da manhã no Centro de Visitantes, reunindo autoridades, imprensa e turista do local. Além do tradicional corte do bolo de aniversário, de 20 quilos, estão programados shows musicais e apresentações artísticas. “A população está convidada a participar. Basta se dirigir ao Centro de Visitantes”, disse o chefe do Parque, Jorge Pegoraro.

Conhecido pela beleza ímpar das Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Brasil e foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas em 1939. O Parque possui desde 1986 o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. Em 2010 recebeu mais de um milhão e 265 mil visitantes.

Localizado no Oeste do Estado do Paraná o Iguaçu possui 185 mil hectares de formações florestais integrantes do Bioma Mata Atlântica. O local abriga centenas de milhares de espécies silvestres da fauna e da flora, algumas raras e ameaçadas tendo o exemplo a onça-pintada e o palmito-juçara. Com 420 quilômetros de perímetro, limita-se em mais de 60 com o Parque Nacional Iguazú, integrando o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul.


(Parque Nacional do Iguaçu)

Nenhum comentário: