quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Parna do Iguaçu renova parceria com concessionárias

O Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná, acaba de renovar sua parceria com as concessionárias e a empresa Ecovitalle. Representantes se reuniram com a equipe do Programa aquaIGUAÇU e servidores do Parna para apresentação do relatório anual de atividades do Programa, bem como sua prestação de contas.

A reunião foi no dia 25 de novembro. No encontro, foram apresentados os resultados obtidos com as amostragens realizadas no rio Represa Grande e na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) experimental de polimento com zonas de raízes.

Na seqüência, foram apresentados os gastos ocorridos em 2009 e comparados os custos que as concessionárias teriam com laboratórios externos (R$ 4.915,44 ano/ETE) e os custos em manter o monitoramento pelo laboratório do Programa (R$ 1.914,25 ano/ETE). Foi, também, apresentado o orçamento previsto para o primeiro semestre de 2010.

Contudo, devido uma das concessões estar em fase de licitação, não haverá a elaboração de um novo contrato e sim a elaboração de um termo aditivo abrangendo os seis primeiros meses de 2010.

O termo aditivo, sob a responsabilidade da Empresa Ecovitalle, será encaminhado para cada Concessionária. Tendo em vista a redução de gastos das concessionárias, foi solicitado apoio financeiro para a construção e instalação de uma ETE no Prédio da Escola Parque, que atende escolares diariamente e está situada a estrutura do aquaIGUAÇU. Esta ETE apresentará uma fase do tratamento por zona de raízes.

Nenhum comentário: