quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Analistas do ICMBio participam da formulação da Encea

Analistas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizam oficinas para discussão do documento Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (Encea). O documento encontra-se, atualmente, em consulta pública. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) conta com a colaboração de pessoas e instituições que desenvolvem ações de educação ambiental e comunicação no interior e entorno de unidades de conservação (UC) para incrementar o documento e manter o diagnóstico atualizado.

O documento foi fruto de um processo iniciado pelo MMA em 2006, num Grupo de Trabalho (GT) envolvendo representantes do próprio ministério, do Ministério da Educação, do ICMBio e do Ibama . O texto que está sendo apresentado em caráter preliminar foi escrito com base em diversas reuniões, apresentações e discussões em eventos relacionados à educação ambiental, comunicação e unidades de conservação.

Neste fim de 2009, as coordenações regionais do ICMBio estão se reunindo com os gestores das UC vinculadas para elaborar a programação de 2010. A Coordenação Geral de Gestão Socioambiental propôs às coordenações regionais que incluíssem o tema da comunicação e da educação ambiental nesses encontros. Dessa forma estão sendo realizadas apresentações do documento e oficinas de discussão e revisão do texto da Estratégia.

A Encea já foi discutida e avaliada em oficina com a Coordenação Regional 2 (CR-2), localizada em Manaus/AM, nos dias 11 e 12 de dezembro, e também com a CR 8, na Floresta Nacional de Ipanema, entre os dias 7 e 11 de dezembro. As Coordenações 6, 7 e 11, localizadas em Cabedelo (PB), Porto Seguro (BA) e Lagoa Santa (MG), respectivamente, estão programando as oficinas para o ano que vem, em meados do final de janeiro a março. Essas CRs articulam com a Educação Ambiental do ICMBio e do MMA para conseguir recursos para a participação de todos os gestores e educadores das Unidades de Conservação vinculadas.

O documento trabalha com vários níveis de comunicação. Desde a comunicação de massa, que é veiculada pela grande mídia - TVS, rádios e jornais convencionais, passando pela mídia alternativa, estimulando a criação de rádios e jornais comunitários, vídeos produzidos pelas comunidades residentes no interior e no entorno das UCs, até a comunicação interna das Unidades de Conservação. Dessa forma são estimuladas as atividades de educomunicação.

E não pára por aí. A Encea pretende melhorar a comunicação entre as unidades, para que ocorra a troca de experiências e a melhoria da comunicação com a sede.

Além disso, a intenção é viabilizar a participação, nas oficinas, de membros da sociedade organizada local ou regional, das universidades, ONGs, organismos internacionais e os representantes de projetos apoiados pelo SubPrograma Projetos Demonstrativos da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA.

O encontro destes diferentes grupos e instituições visa, além de incrementar o documento da Encea com base em modelos teóricos e experiências práticas, permitir maior integração entre os atores locais para potencializar a formulação e implementação de Planos de Ação da Estratégia.

A fim de tornar o documento final da Encea mais coerente com os anseios dos diferentes públicos interessados em atuar ou afetados pelas Unidades de Conservação (tanto as de âmbito federal como estadual e municipal), o MMA e ICMBio também produziram documentos que visam estimular a realização de reuniões e oficinas espontâneas de consulta pública da Encea.

A ideia é possibilitar - por meio de materiais como um roteiro que contém sugestões de metodologias para execução de oficinas, relatoria e sistematização das contribuições e de uma cartilha com o texto resumo da Estratégia - que outros interessados realizem pequenas oficinas locais ou até mesmo reuniões em suas próprias instituições, discutam o documento com ênfase nas diretrizes e ações estratégicas e enviem as sugestões de melhorias por email para a equipe de sistematização do MMA/ICMBio.

SERVIÇO

Para participar e contribuir, acesse o documento, em um dos links abaixo:

Você ainda pode inscrever-se no grupo de discussões da Encea enviando uma mensagem eletrônica para encea-subscribe@yahoogrupos.com.br. Lá, poderá trocar experiências e encontrar parceiros que também estão interessados nesse processo de construção coletiva.

Iara Carneiro
Ascom/MMA

Nenhum comentário: