segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dia das Cataratas é comemorado com concurso de redações


Na última sexta-feira (11) foi celebrado o Dia das Cataratas. A comemoração aconteceu no Parque Nacional do Iguaçu, onde está localizado o antigo Museu, teve a premiação para os estudantes que participaram de uma competição de redações e uma apresentação sobre a junção da campanha Vote Cataratas com a acessibilidade para os deficientes visuais, realizada pela Casa de Leis.
O Dia foi instituído através da Lei Municipal nº 3287 de 2006 e o projeto que a criou é do presidente da Câmara, vereador Carlos Juliano Budel (PSDB). De acordo com a matéria, a data fica instituída como evento oficial do Município e o Dia será comemorado anualmente no dia 11 de dezembro, integrando o Calendário Oficial de Eventos do Município de Foz do Iguaçu.
A comemoração é organizada e promovida em conjunto com a mobilização do trade turístico, da rede pública de ensino e da comunidade, em um trabalho de conscientização sobre a importância do local, sua origem, lendas, suas quedas e denominações. “O projeto surgiu depois de realizarmos uma pesquisa e vermos que era grande a quantidade de estudantes que não conheciam as quedas”, explicou Budel.
Durante o evento, cada criança vencedora do concurso leu sua redação sobre as Cataratas e recebeu um certificado da Câmara, conforme sua colocação na competição. Os vencedores ganharam ainda passeio no Parque Nacional do Iguaçu, visita ao “Parque das Aves”, almoço no restaurante “Porto Canoas”, passeio de helicóptero “Helisul” e passeio no “Macuco Safári”.
Ao todo foram 12 redações selecionadas como as melhores e participaram do concurso os alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas e do Colégio Estadual Almirante Tamandaré.
A exibição do “Projeto de Acessibilidade” aos deficientes visuais implantado na Câmara foi realizada por Gelsi Rücker, diretora administrativa da Casa de Leis, que explicou o processo de implantação e como funciona o projeto.
Fizeram parte da mesa o presidente da Câmara, o primeiro secretário, vereador Hermógenes de Oliveira, o representante do Parque Nacional, Felipe Rezende, o secretário de Turismo, Felipe Gonzales, a diretora do Núcleo Regional de Educação, Valdeci Aparecida, a tenente Daniele Valadares Paluch, representando a Polícia Militar de Foz e o representante da Aeronáutica, Paulo Roberto.
Carlos Budel lembrou que outro projeto que incentiva a visita das crianças aos pontos turísticos de Foz do Iguaçu acaba de ser aprovado e foi encaminhado para sanção do Prefeito Municipal.
De acordo com o projeto, as escolas públicas municipais devem introduzir na grade extracurricular, visitas obrigatórias das quartas séries aos pontos turísticos e culturais de Foz do Iguaçu. Cada escola deve fazer a visita a um ou mais pontos pelo menos uma vez ao ano. Estas visitas serão definidas e orientadas conforme planejamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e caberá ao Município providenciar o transporte dos alunos.
(Câmara Municipal de Foz do Iguaçu)

Nenhum comentário: