quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ministério entrega prêmio das Melhores Práticas Ambientais na Administração Pública

Celso Schenkel representante da ONU, Cristina Montenegro PNUMA. Ministro Carlos Minc, secretária Samyra Crespo e Desembargador Federal Antônio de Souza. Durante Fórum de Gestão Ambiental na Administração Pública.
Ministro Carlos Minc, secretária Samyra Crespo e desembargador Antônio de Souza.Durante Fórum de Gestão Ambiental na Administração Pública

O Ministério do Meio Ambiente premiou, nesta terça-feira (1/12) em cerimônia realizada durante o IV Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública em Brasília, as melhores iniciativas dos órgãos e entidades do setor público na promoção e na prática da
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).


Estiveram presentes na premiação o Ministro de Estado do Meio Ambiente Carlos Minc, o Vice- Presidente do Tribunal Regional Federal da 1º Região o Desembargador Federal Antônio de Souza Prudente, a Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Samyra Crespo, o representante da UNESCO Celso Schenkel e a representante do PNUMA Cristina Montenegro que entregaram os prêmios aos ganhadores.


Na categoria Gestão de Resíduos, a Prefeitura de Ubatuba (SP), representada pelo seu Prefeito Eduardo de Souza Cesar, foi o primeiro colocado com o programa "Lixo Seletivo de Ubatuba". Em segundo lugar ficou o Banco do Nordeste, representado pelo Gerente de Responsabilidade Socioambiental José Danilo de Oliveira, com o programa “Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva Solidária” e em terceiro lugar a Prefeitura de Rio Branco (AC), com o programa “A importância do projeto CATAR – Lixo e Cidadania para a gestão de resíduos sólidos do Município de Rio Branco” que foi representada pelo seu secretário de Meio Ambiente Arthur Leite e pela técnica em Educação Ambiental Maria de Fátima do Nascimento.


Na categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais, subcategoria Melhor Gestão da Água, o vencedor do prêmio foi a Prefeitura de Rio Branco (AC), pelo projeto "Concurso de redação para o uso racional da água" recebendo o secretário Arthur Leite e a técnica Maria de Fátima o prêmio das mãos do Ministro Carlos Minc. O segundo lugar desta categoria ficou com a Prefeitura de Ibirarema (SP), no ato representada pela Secretária Parlamentar do Gabinete do Deputado Francisco Rossi, Janaína Correa de Sá, e o terceiro lugar com o ICMBio que inscreveu o programa “Aqua Iguaçu”, representado pelo Presidente do Instituto Rômulo Barreto Mello e o chefe do Parque Nacional do Iguaçu Jorge Luiz Pegoraro.

Na subcategoria Melhor Gestão de Energia o vencedor foi a Caixa Econômica Federal com o programa “Etiquetagem de Prédios Públicos”, no ato representada pela Superintendente Nacional de Desenvolvimento Sustentável Márcia Kumer e pelo Gerente Operacional da Caixa Sérgio Link e em segundo lugar a Câmara dos Deputados com o programa “Luz e Vida – a iluminação como fonte de prazer” representada pelo Coordenador-Geral do programa Ecocâmara Rômulo Câmara e o Chefe do Serviço de Instalações do Departamento Técnico e Coordenador da área temática “Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas da Ecocâmara” Roberto Costa .


Na última categoria Inovação na Gestão Pública, novamente, a Caixa Econômica Federal foi a grande vencedora do prêmio com o programa "Agenda da Caixa para a Sustentabilidade" tendo o Ministro Carlos Minc entregue o troféu à Presidenta da instituição Maria Fernanda Ramos Coelho. Em segundo lugar ficou o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região com o programa “TRT8 Ambiental” que foi representado pela Juíza Federal Érika Moreira Bechara e em terceiro lugar o Governo de Estado de Pernambuco, representado pela Gestora de Qualidade Ambiental Danuza Gusmão e pela Assessora da Chefia de administração do Palácio Campo das Princesas Elenice Godoy.


Para o ministro Carlos Minc, a palavra-chave para o Prêmio Melhores Práticas da A3P é "dar o
exemplo". Ele saudou aqueles que fazem as boas práticas e destacou ainda as ações inovadoras, que podem ser ampliadas tanto para empresas públicas quanto privadas. A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental fará uma publicação para divulgar as melhores práticas e incentivar a troca de bons exemplos.


A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, explicou que o prêmio é uma forma de conhecer as experiências bem sucedidas na área e de valorizá-las. "A A3P é muito importante no MMA, pois não podemos cobrar desempenho ambiental das organizações se não orientamos e damos o exemplo de sustentabilidade", afirma.


Para criar o Troféu A3P, o designer e arquiteto Gilberto Genesini utilizou os princípios da A3P de reciclar e reutilizar na hora de compor a peça. O troféu foi feito de alumínio reciclado e madeira plástica.

Fonte: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36

Nenhum comentário: