segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Parque Nacional do Iguaçu quebra novo recorde de visitas

O Parque Nacional do Iguaçu bateu novo recorde de visitas, em único dia, na véspera do feriado de Finados. O atrativo recebeu 12.513 no domingo. A marca superou o movimento do dia 11 de outubro deste ano, quando a unidade registrou 12.388 turistas. O recorde foi quebrado duas vezes em menos de um mês.
O movimento é uma prova da recuperação do destino iguaçuense na preferência dos turistas. Tudo isso após um ano tumultuado por crise econômica internacional, gripe suína e baixas expectativas no mundo do turismo. Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, o atrativo caminha para fechar o ano com 1 milhão de visitas.
Conforme o controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as bilheterias registraram no sábado a entrada de 6.239 turistas; no domingo, 12.513 pessoas; na segunda-feira, 4.152 visitantes – totalizando 22.904 pessoas nos três dias do feriadão.
“Diversos aspectos contribuíram para esse resultado positivo, como a repercussão das Cataratas do Iguaçu na mídia nacional e internacional, o trabalho de divulgação do destino iguaçuense, a vazão d’ água das últimas semanas, o clima bom, entre outros fatores”, destaca Pegoraro.
O gerente-geral da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Vítrio Florêncio, destaca que para atender a multidão a empresa redobrou a atenção com a contratação de mais monitores, ônibus, guichês e tendas. “Todo esse nosso esforço é para agilizar o atendimento e aumentar o tempo para os turistas curtirem bem a atração” afirma Florêncio.
Emoção - Os visitantes vibraram com o estrondo das águas, o clima refrescante, o arco-íris, os respingos d’ água e o calor humano da multidão em meio às passarelas e trilhas. A jornalista Daniela Zimmermann fez questão de comentar sobre sua experiência ao aproximar-se das quedas. “Quero descrever o que estou sentindo em uma frase. Este lugar é simplesmente perfeito”, afirma a moradora de Ribeirão Preto (SP).
A norte-americana Natalya Tverskaya comentou a grandiosidade do Parque Nacional do Iguaçu e da exuberância das Cataratas do Iguaçu. “Isto é uma coisa grandiosa no mundo. Ouvia falar muito em Niagara Falls, mas aqui a natureza é mais preservada. Muitas pessoas do meu país ainda não conhecem. Se eles conhecerem, poderão divulgar esta maravilha pelo mundo”, enaltece a administradora de finanças.
O casal Alisson Soares e Iara Thomazoni, de Catanduvas (PR), também não poupou elogios para descrever a sensação de estar nas Cataratas do Iguaçu. “Eu já tinha vindo aqui uma vez aqui. Comentava com o Alisson que aqui o lugar era muito lindo. Hoje resolvemos vir juntos para sentir a emoção em conjunto. Claro, aproveitamos o feriado e o clima ajudou bastante o nosso passeio”, comenta Iara.
Os aposentados Elsa Cortez e Nelson Coraiola resumiram as Cataratas como um lugar único e emocionante. “Vim aqui há uns 30 anos. A emoção é a mesma. Não tem nada igual”, revela Nelson Coraiola. Já o designer Sebastian Falliet, de Buenos Aires, Argentina, comenta da sensação de ver e sentir pessoalmente as quedas. “É maravilhosa a vista e o lugar. Estou muito feliz de estar aqui”.
Luau das Cataratas – Visitantes deram uma alongada na agenda e aproveitaram para conhecer o passeio do Luau das Cataratas na companhia da lua cheia, no domingo, 1º de novembro. Ao todo mais de 500 pessoas participaram das atividades noturnas no Parque Nacional do Iguaçu. Alguns aproveitaram para degustar o jantar com a vista panorâmica do Rio Iguaçu. Outros preferiram pegar as trilhas e sentir o vento e a brisa noturna.
A maioria dos visitantes era de Foz do Iguaçu e dos demais municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu. Todos foram recebidos com música ao vivo, iluminação decorativa e drink de boas vindas. O clima e a temperatura agradável da noite proporcionaram boas condições para os casais, namorados e românticos retratarem suas percepções e sentimentos em fotografias.
Recordes históricos de visitas em um único dia
12.513 - 1º de novembro de 2009
12.388 - 11 de outubro de 2009
10.901 - 14 de novembro de 2004
(Grampo Comunicação)

Nenhum comentário: