quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Polícia Ambiental divulga resultado parcial da Operação Caápua


Durante a intervenção são realizadas incursões diárias no Parque Nacional do Iguaçu

Material de caça apreendido pela operação

Através da 4ª companhia com sede em Foz do Iguaçu, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) divulga o primeiro balanço sobre os resultados obtidos através da ‘Operação Caápua’ lançada em Foz do Iguaçu no dia 15 de outubro.

Durante este período, os policiais realizam incursões diárias na densa floresta do Parque Nacional do Iguaçu, com ações de combate a caça, fiscalizando suas picadas e trilhas, e os acessos através do rio Iguaçu. Durante as fiscalizações as equipes da BPA encontraram vários pontos espalhados de montes de milho e sal, que funcionam como atrativos para os animais, que em busca de alimento tornam-se alvos fáceis para os caçadores “que ficam a espreita, empuleirados em cima de jirais, aguardando o momento fatal para o disparo de suas armas de fogo”, comentou o Tenente do Batalhão, Nilson Fidelis.



Policial desmancha acampamento ilegal

Além destas armadilhas de caça, foram encontrados ainda acampamentos improvisados e pontos ilegais de pesca, denotando recentes práticas de crimes ambientais.
Balanço - Durante este período a 4ª Cia de Polícia Ambiental, já retirou de circulação 5 (cinco) armas de caça, e farta munição, utilizadas para o abate de animais do Parque Nacional do Iguaçu, e 4 (quatro) motocicletas apreendidas, resultando ainda na prisão/averiguação de quatro pessoas sobre o cometimento da prática contra a fauna;
Estas pessoas responderão pelos crimes de caça, previstas na Lei de Crimes Ambientais, dano direto a Unidade de conservação, porte ilegal de arma de fogo, ainda resultando em multas administrativas ambientais que variam de R$ 500,00 a 5.000,00 Reais, por animal abatido.

Pedido - “A Polícia Ambiental, solicita a toda comunidade para juntos nesta cruzada em defesa ao Meio Ambiente, para combater os crimes de caça. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso da fiscalização.

A Polícia Ambiental ainda pede para que quem tiver conhecimento de pessoas que realizam caça liguem para o Disque-Força-Verde através do 0800-643-0304


Fotos: Assessoria


Fonte: http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/policia-ambiental-divulga-resultado-parcial-da-operacao-caapua

Nenhum comentário: