sábado, 15 de agosto de 2009

Sobrevoando o rio Represa Grande



( Do Blog de Carlos AF De Giovanni)


Visando a importância da preservação dos cursos de águas superficiais e da manutenção de sua boa qualidade, o Programa aquaIGUAÇU e a Escola Parque, ambos institucionais do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), implantaram o Projeto-piloto aqua-rio Represa Grande, que tem por objetivo avaliar a qualidade da água do rio Represa Grande, bem como as atividades impactantes a este corpo hídrico, para que, com base nessas informações, sejam desenvolvidas atividades de Educação Ambiental com as comunidades lindeiras, e que se possa criar um modelo de ‘Análise da Qualidade Ambiental’ dos rios que adentram o PNI.
A proposta deste projeto foi apresentada à equipe do Escritório Regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Foz do Iguaçu, a fim de levantar se há atividades sendo desenvolvidas nessa área, ou se já fora realizado algo que complemente o atual trabalho. Os servidores do IAP aprovaram a idéia, relataram que não desenvolvem nenhuma atividade no local e que apoiarão o projeto dentro de suas possibilidades.
Com isso, no último dia 6 de agosto, foram disponibilizadas ao Programa algumas horas de sobrevoo, para registros fotográficos da situação das Matas Ciliares no leito do rio principal desta bacia hidrográfica (Represa Grande). O voo foi realizado pelo Comandante Philip, em um avião bimotor, do Governo do Estado doParaná, utilizado pela Polícia Militar Ambiental (Força Verde). Formaram a equipe nesse sobrevôo, Apolônio N. S. Rodrigues, Chefe da Área de Conservação e Manejo do PNI, quem fez os registros fotográficos, Fernanda A. Gurski e Cristiano R. Souza, componentes da equipe do Programa aquaIGUAÇU.
As imagens captadas serão georreferenciadas e servirão de fundamental apoio às ações de desenvolvimento do Projeto.

Nenhum comentário: