quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ICMBio doa veículos e equipamentos à Polícia do Paraná para a proteger Parna do Iguaçu

O Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Ambiental do Paraná assinaram convênio de cooperação para proteger o Parque Nacional (Parna) do Iguaçu. Após a assinatura do documento em Brasília, o chefe da unidade, Jorge Pegoraro, fez a entrega de duas caminhonetes 4x4 L200 e duas motos Honda 250cc ao capitão Valdecir Gonçalves Capelli, comandante da companhia.

O Instituto também repassou para a Polícia Ambiental a cessão da sede da Companhia, imóveis residenciais, barcos com motores, GPS e diversos materiais permanentes e de consumo para execução das tarefas planejadas, por um período de 5 anos. A Companhia já atua há mais de 30 anos no Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com o responsável pelo Setor de Proteção do Parque, analista ambiental Ivan Baptiston, esse é o primeiro convênio do ICMBio na área de proteção depois de sua criação há dois anos. Segundo ele, o convênio foi discutido e construído em conjunto, definindo as obrigações de cada instituição. O planejamento das ações de fiscalização será feito em parceria a cada ano e as avaliações dos resultados serão mensais.

Jorge Pegoraro disse que, enquanto o ICMBio repassa os equipamentos necessários para a execução das atividades de patrulhamento e monitoramento do parque e sua área de entorno, a Polícia Ambiental fica responsável por manter um efetivo estruturado para as ações policiais nas operações. “A Polícia Ambiental apoiará as ações de fiscalização independentemente ou em parceria com a equipe técnica da Unidade, principalmente garantindo a segurança dos servidores do ICMBio em atividades de proteção, pesquisa e manejo”, afirmou.

Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: