quarta-feira, 1 de julho de 2009

Seminário debate gestão participativa de UCs

Brasília (30/06/09) - A gestão participativa de unidades de conservação (UC) incentiva a participação social daqueles que têm envolvimento direto ou indireto na conservação e utilização dos recursos naturais dessas áreas. Desta segunda (29) até 1º de julho, especialistas no assunto participam do III Seminário Sul-Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, na Universidade Positivo, em Curitiba, para discutir o processo e a ampliação para outras áreas. O evento é realizado pelo ICMBio, em parceria com o Mater Natura, e com o apoio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

No seminário será discutido o projeto de capacitação em gestão participativa de unidades de conservação nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo Projetos Demonstrativos (PDA) do MMA. Até setembro de 2009 o projeto terá construído 44 conselhos gestores de UCs, sendo 22 federais. A formação dos conselhos é prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Também será lançado um portal na internet para estimular o diálogo sobre a participação social nas UC. No site será possível encontrar relatos sobre experiências de trabalhos de educação no processo de gestão ambiental, além de textos, agenda dos conselhos e links que mostram a realidade e a vivência da gestão participativa nessas áreas protegidas. O espaço será fundamental para a troca de idéias para qualificar a participação dos diversos atores sociais em seus conselhos. O endereço do site é www.gestaoparticipativa.org.br.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente, Lúcia Anello, o portal é um canal de comunicação e fortalece os atores do ponto de vista social. "É preciso despertar na população do entorno dessas áreas o sentimento de pertencimento para o cuidado daquilo, quando passam a entender que a UC faz parte do seu modo de vida e trabalho. E isso se reverte numa intervenção participativa para a gestão", enfatiza Lúcia. Também participam do evento a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, a gerente de projeto do DEA, Mônica Serrão, e o analista ambiental Klinton Senra.

Ascom/MMA

Nenhum comentário: