quarta-feira, 1 de julho de 2009

Refúgio ganha festa de aniversário

O superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, entregou exemplares do livro “O ninho da águia” (no detalhe, a arte que representa a biodiversidade) às autoridades: o diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso; o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro; o diretor de Coordenação e Meio Ambiente. Nelton Friedrich; e o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pergoraro.

Cerca de 300 pessoas, entre empregados de todas as áreas de Itaipu, autoridades e comunidade da Vila C, prestigiaram o evento. Depois da apresentação do coral, a cerimônia seguiu com o lançamento do livro “O ninho da águia”, dos jornalistas Marcos Sá Corrêa e Manoel Francisco Brito, que narra histórias do refúgio, desde sua criação até os dias atuais.

“Recomendo a leitura deste livro repleto de boas histórias”, disse o superintendente de Gestão Ambiental, Jair Kotz. Com a ajuda do livro aberto sobre o púlpito, ele nomeou cada um dos empregados que fazem parte desta história. Inclusive ele próprio, papel importante nas discussões que mantiveram o Refúgio sob os cuidados de Itaipu.

Quem também faz parte desta história é o engenheiro florestal Arnaldo Carlos Müller. Em 1975, ocupando o mesmo cargo de Kotz, formou o time criador do refúgio. “Resgatamos bichos antes da chegada do primeiro trator para construir Itaipu”, conta Müller. Em 1983, continua, foi o momento mais difícil do refúgio. Sem verbas, usaram a criatividade para dar cabo ao reflorestamento da faixa de proteção do lago, contando com a parceira de agricultores da região.

“É bom ver o resultado final”, analisa Müller, “podemos dizer que aquela ideia que tínhamos se mostrou correta e adequada. O projeto se provou sustentável pelo produto final”. Atualmente, além da proteção verde nas orlas do lago, o refúgio é responsável pela conservação de espécies. Já foram reproduzidos cerca de 800 animais de 43 espécies.

No final da solenidade, foi servido um brunch aos convidados com direito à vaca atolada e barreado, tudo sob o canto dos pássaros do bosque próximo à choupana. E como aniversário sem parabéns não é aniversário, teve bolo e palmas para o refúgio. O documentário sobre as principais atrações turísticas do RBV foi exibido no auditório pela primeira vez. O filme será exibido aos turistas que visitarem o refúgio.

Fonte: http://jie.itaipu.gov.br/index.php?secao=turbinadas&q=pt/node/12092&conteudo=12092

Nenhum comentário: