terça-feira, 21 de julho de 2009

Maravilhas da Natureza: Cataratas do Iguaçu na grande final

As Cataratas do Iguaçu estão entre as 28 candidaturas selecionadas para participar da grande final da eleição mundial das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado, anunciado nesta terça-feira (21) pela Fundação New 7 Wonders, levou em conta o voto dos internautas e a opinião de um grupo de sete especialistas, que analisou uma série de quesitos como legado histórico e relevância ambiental, além da beleza dos locais.
O voto dos internautas serviu para indicar as 77 candidaturas pré-classificadas para a final, entre as quais os especialistas da Fundação New 7 Wonders apontaram as 28 finalistas. Na relação de sítios selecionados para a final estão onze da Ásia, sete das Américas, cinco da Europa, três da Oceania e dois da África. Além das Cataratas do Iguaçu, somente uma queda d’água avançou à finalíssima: o Salto Angel, localizado na Venezuela. Já representando o Brasil, há duas candidaturas: as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE), que integrava o top-77, foi eliminado.
Com as finalistas definidas, a votação para eleger as Novas Sete Maravilhas da Natureza foi reaberta nesta terça-feira no endereço www.new7wonders.com. Quem votou nas fases anteriores pode votar novamente. A terceira e última etapa da disputa irá se estender até 2011, quando serão conhecidos os sítios vencedores. Segundo a Fundação New 7 Wonders, são esperados mais de 1 bilhão de votos.
O comitê Brasil-Argentina de Apoio às Cataratas do Iguaçu comemorou o resultado e já pensa em uma estratégia para levar as quedas à vitória. “Tínhamos certeza que passaríamos para a fase final, pois fizemos a melhor campanha, a mais criativa, elogiada e destacada, diversas vezes, até mesmo pela Fundação New 7 Wonders, organizadora da competição. Fizemos tudo o que podia ser feito e nosso esforço foi recompensado”, afirma Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu Binacional.
Ainda nesta terça-feira, o comitê estará reunido para definir o planejamento da sequência da eleição. “Com o apoio voluntário dos principais veículos de comunicação do Paraná, conseguimos uma mobilização inédita da opinião pública para votar pelas Cataratas do Iguaçu. Vencemos o primeiro desafio. E, agora, vamos trabalhar para colocar as Cataratas entre as sete novas maravilhas”, assegura Piolla.
Uma das primeiras ações a serem colocadas em prática pelo comitê é mobilizar quem já votou nas Cataratas do Iguaçu nas etapas anteriores. “Vamos aproveitar o nosso banco de dados de internautas que participaram de promoções do VoteCataratas.com e convida-los a votar mais uma vez”, revela Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo. Outra linha de ação será dar visibilidade à campanha no exterior, com o engajamento dos argentinos.
Antes mesmo do resultado final, porém, as Cataratas do Iguaçu e a cidade de Foz do Iguaçu já devem notar o reflexo de integrar a relação de 28 finalistas. Segundo o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, a competição colocará a região trinacional em evidência ao longo dos próximos dois anos, e a expectativa é que isso se reflita no número de visitantes.
“A eleição nos dará visibilidade e vai nos render uma mídia espontânea excepcional. Tenho certeza que a beleza das Cataratas irá rodar o mundo por meio da Internet, com reflexo direto no número de turistas em visita à nossa cidade”, aposta o secretário.
A eleição – A eleição das Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em dezembro de 2007, envolvendo mais de 440 atrações de 220 países. Entre os especialistas que selecionaram as finalistas estão o ex-diretor-geral da Unesco Federico Mayor Zaragoza e o ambientalista Rex Weyler, co-fundador do Greenpeace Internacional.
Eles avaliaram a beleza das candidatas; sua relevância ambiental (o nível de preservação); o legado histórico (relação da comunidade e\ou povos indígenas com o local); e a localização geográfica (entre as finalistas há atrações de todos os continentes).
(Itaipu Binacional)
28 finalistas
Amazonia (Brasil, Venezuela, Suriname, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Colombia e Bolívia)
Baía de Fundy (Canadá)
Baía Ha Long (Vietnã)
Bu Tinah (Emirados Árabes)
Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)
El Yunque Porto Rico (EUA)
Floresta Negra (Alemanha)
Floresta Sundarbans (Bangladesh/Índia)
Grand Canyon (Estados Unidos)
Grande Barreira de Corais (Austrália/Papua Nova Guiné)
Gruta de Jeita (Líbano)
Ilha Jeju (Coréia do Sul)
Ilhas Galápagos (Equador)
Ilhas Maldivas (Ilhas Maldivas)
Lagos Masurian (Polônia)
Mar Morto (Palestina, Israel e Jordânia)
Matterhorn (Itália e Suíça)
Milford Sound (Nova Zelândia)
Monte Kilimanjaro (Tanzânia)
Monte Vesúvio (Itália)
Parque Nacional Komodo (Indonésia)
Penhascos de Moher (Irlanda)
Queda dos Anjos (Venezuela)
Rio subterrâneo Puerto Princesa (Filipinas)
Table Mountain (África do Sul)
Uluru (Austrália)
Vulcões de lama (Azerbaidjão)
Yu Shan (Taiwan)

Nenhum comentário: