segunda-feira, 13 de julho de 2009

Passe Comunidade aceita conta de água, luz ou telefone para comprovar residência

Benefício concede 90% de desconto na compra do ingresso para o Parque Nacional do Iguaçu a moradores de 14 municípios de seu entorno


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio começou a aceitar mais três tipos de documentos como comprovante de residência no cadastro do Passe Comunidade. O benefício concede 90% de desconto no ingresso ao Parque Nacional do Iguaçu aos moradores de 14 municípios de seu entorno.
Serão aceitos como comprovantes de residência os recibos das contas de água (Sanepar), luz (Copel) e telefone (expedido por qualquer operadora de telefonia fixa do Brasil). Esses documentos se somam a outros que continuam valendo como comprovante de residência: Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteirinha de Estudante, Carteira Funcional de Servidor Público e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Procedimento - Para obter o Passe Comunidade o morador ao visitar o parque deve procurar o guichê do ICMbio no Centro de Visitantes, onde o cadastro é feito na hora. O cadastro terá validade de um ano a contar da data de sua efetivação, sendo renovável a cada novo ano mediante a apresentação dos documentos que comprovem a residência. Em todos os casos será solicitado junto com o documento de comprovação de residência a carteira de identidade ou a certidão de nascimento do usuário.
Benefício - O Passe Comunidade foi regulamentado através da Portaria 504/2002 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) garantindo benefício aos moradores de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.
Desde a implantação do novo sistema em novembro de 2005, já foram emitidos 188.158 ingressos. O maior público é o de Foz do Iguaçu com 180.446. Em 2008 entraram 59.789 visitantes dessas localidades, totalizando 10% da visitação de brasileiros no Parque.
Serviço
Parque Nacional do Iguaçu
Horário de funcionamento: diariamente, das 9 às 17h
Durante a vigência do horário de Verão, das 9 às 18h
Mais informações: telefone (45) 3521-8383

Nenhum comentário: