terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PNI comemora 70 anos de criação

O Parque Nacional do Iguaçu comemora no próximo sábado dia 10 de janeiro, o 70º aniversário de sua criação. As atividades incluem homenagens, shows artísticos e o corte do tradicional bolo de aniversário.
Conforme o chefe da Unidade, Jorge Pegoraro, um dos pontos altos da festividade será a apresentação dos resultados do Projeto Memória das Cataratas – que durante um ano resgatou parte da história do Parque a partir das fotos e histórias das pessoas que visitaram o local desde os tempos mais remotos, mesmo antes da sua criação em 1939. O projeto conta com o apoio da Itaipu Binacional e desenvolvimento pela L3 Comunicação, agora se desdobrará em exposição fotográfica, documentário, livro e brindes referentes ao tema. Outra novidade será um show do cantor Guilherme Arantes, no mirante central das Cataratas. Arantes é conhecido pelo sucesso da música “Planeta Água”, uma justa homenagem às quedas mais famosas do Planeta. As novidades não param por aí, o Parque ganhará um carimbo dos Correios homenageando os 70 anos. O carimbo será utilizado nas correspondências da agência central dos Correios de Foz do Iguaçu e depois será recolhido ao Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF).
O Iguaçu
Conhecido pela beleza ímpar das Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Brasil e possui o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1986. O Iguaçu, que no idioma guarani significa água (i) grande (guaçu), foi criado em 10 de janeiro pelo Decreto Federal nº 1.035 e assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Localizado no Oeste do Paraná, o Parque possui 185 mil hectares de formação de Floresta Estacional Semidecídua, com manchas de Formações Pioneiras Aluviais e Obrófila Mista, todas integrantes do Bioma Mata Atlântica.
local abriga centenas de milhares de espécies silvestres da fauna e da flora, algumas raras e ameaçadas tendo o exemplo a onça-pintada, o palmito-juçara, entre outras. Com cerca de 420 quilômetros de perímetro, limita-se em mais de 60 quilômetros com o Parque Nacional Iguazú integrando o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul. O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão público criado em 2007 para gerir as unidades de conservação federais do país.
(Parque Nacional do Iguaçu)

Nenhum comentário: