sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PNI comemora 70 anos cheio de vida e com recorde de visitas

Lançamento de exposição, de livro e de carimbo marca os 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu

Patrimônio Natural da Humanidade, berço das Cataratas do Iguaçu, segunda área federal protegida mais antiga do Brasil e recordes de visitação. Esses são alguns dos motivos para brindar os 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu. A data é comemorada em grande estilo, com atividades ao longo deste ano, entre elas lançamento de livro, de exposição, carimbo e show artístico. Dois eventos marcam o começo dos festejos: a abertura da mostra Memória das Cataratas e o lançamento do livro Meu Vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu, de autoria do jornalista e escritor Marcos Sá Corrêa, especialista na área de meio ambiente. Coube aos Correios prestar outra homenagem ao aniversariante. A empresa estatal lança um carimbo comemorativo pelas sete décadas de criação da unidade, fundada em 10 de janeiro de 1939, baseado num decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas.
Exposição
A mostra Memória das Cataratas ficará exposta durante todo o ano de 2009 em dois pontos do Parque Nacional do Iguaçu: Restaurante Porto Canoas e Centro de Recepção de Visitantes. A produção envolveu cerca de 200 pessoas na coleta e organização de fotografias e retratos antigos da reserva doados por colaboradores e pioneiros de Foz e região. “Durante o ano de 2008, buscou-se junto à comunidade de Foz do Iguaçu e região resgatar fotografias, documentos, fatos e histórias pitorescas do parque e sua importância para a região e para o país. A exposição coroa os 70 anos do parque através dos registros feitos mesmo antes do parque ter sido criado em 1939”, contou o chefe da unidade de conservação, Jorge Pegoraro. Segundo ele, o material vai percorrer grandes centros do Brasil, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além da exposição, o acervo reunido foi incluído num documentário de 20 minutos, no livro escrito por Marcos Sá Corrêa e num kit composto por ecobag, calendário, catálogo e agenda.
Diversidade de fauna e flora
O Parque Nacional do Iguaçu abriga, em seus diferentes ambientes, uma diversidade de fauna e flora. A área com 185 mil hectares, incluindo as Cataratas do Iguaçu e a floresta que as cerca, constitui-se como último refúgio para uma variedade de animais e plantas. Dados publicados no livro Parque Nacional do Iguaçu – Caminho Aberto para a Vida estimam existir cerca de 800 espécies de borboletas, 240 de aves, 70 de peixes, 50 de mamíferos, 40 de répteis e 25 de anfíbios. O parque protege ainda plantas e árvores ameaçadas de extinção, como pau-marfim, cabreúva, feijão-cru, ariticum, cedro, paineira, alecrim, canela-amarela, jacarandá, carvalho-brasileiro, fogueira-branca, angico-branco, entre outras.

Nenhum comentário: