sexta-feira, 14 de maio de 2010

A onça que inaugurou o Projeto Carnívoros

Por: Marcos Sá Corrêa - O Estado de S.Paulo



"Foi tudo perfeito", diz a bióloga Marina Xavier da Silva. "Tirando..."


Quatro dias depois de fazer sua primeira captura de onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu, sua voz ainda não voltou ao tom tranquilo de sempre. Talvez porque o detalhe que ela teria preferido excluir com esse "tirando..." fosse o encontro inesperado com o bicho, "a uns dois metros e meio de distância".


Marina estava seguindo, na semana passada, o rastro de um bezerro arrastado por onça-pintada de um sítio que é vizinho ao parque. A trilha se enfiava, fora da cerca, numa capoeira baixa e entrelaçada. E ali, ao encontrar a presa, ela deu de cara com o predador. Diante do imprevisto, recordou na prática tudo o que aprendera na teoria, como coordenadora do Projeto Carnívoros.


Evitou que dois voluntários anexados à equipe fugissem correndo. Lembrou-se de falar alto. E teve de decidir depressa se era ou não o caso de disputar a carcaça com o novo dono, para usá-la como isca de uma armadilha. Era. Batendo a lâmina do facão numa pedra, venceu a parada.


Assim, no sábado, a fera amanheceu atrás das grades. Foi anestesiada com dardo de zarabatana. Submeteu-se, desacordada, a um exame em regra. Provou que estava vendendo saúde. Pesava 41 quilos. Tinha a barriga tão cheia de carne que ganhou na hora o nome de Pança.


Filhote. "É um dos gêmeos", resumiu o biólogo Apolônio Rodrigues, diretor de Conservação e Manejo do Iguaçu. Ou seja, um dos filhotes que há dois meses ele fotografou à luz do dia nos fundos de um alojamento. Desde então, os dois irmãos assombravam funcionários e visitantes do parque com aparições em locais bem implausíveis, como as escadas do centro administrativo. Ainda imaturos e já com maus hábitos, estavam no rumo certo do conflito com sitiantes que, por décadas, serviu de pretexto para levar as onças do Iguaçu à beira do extermínio definitivo.


Pança voltou ao mato. Foi devolvido no mesmo dia à trilha do Poço Preto, nem tão perto dos portões que estimule recaídas no assalto a animais domésticos nem tão longe do território original que o ponha, por acaso, em área já dominada por um macho adulto, capaz de escorraçá-lo. Leva um rádio-transmissor no pescoço. Terá seus passos examinados daqui para a frente por satélites e mapas georreferenciados.


Dez anos de teimosia. Pança tem ainda um longo caminho a percorrer, antes de prestar serviços à perpetuação da espécie no parque. Mas, com ele, amadureceu nesta semana o Projeto Carnívoros do Iguaçu, depois de uma gestação que se estendeu por mais de seis anos e custou a Marina uma década inteira de obsessiva teimosia.


Ela é paulistana. Cresceu na cidade, pensando em trabalhar no mato. Aos 11 anos, seguia o irmão mais velho em pesquisas de campo, no litoral de São Paulo. Cursando Biologia na USP, pegava à unha estágios em zoológicos, disposta ao "trabalho braçal" de botar a mão nos problemas de sobrevivência da fauna silvestre.


Aos 21 anos, estava morando no parque, mandada por uma ONG pobre, mas ambiciosa, que lhe enviava R$ 600, "mês sim, mês não". Aboletou-se sozinha no beliche de um dormitório coletivo, tão decrépito que acabou demolido. Às vezes, passavam por lá guardas-parques e pesquisadores. Marina grudava em seus calcanhares, querendo aprender o que a universidade não lhe ensinara.


Estudou sementes, répteis, insetos, tudo o que não achava nos anais do parque. A persistência lhe valeu um contrato de funcionária no setor de manejo. O passo seguinte foi pegar, em 2004, as rédeas do Projeto Carnívoros. "Eu não queria mexer com onça só por mexer com onça", ela explica. Está lá para "fazer conservação". 


Nenhum comentário: