sexta-feira, 14 de maio de 2010

ICMBio lança edital de do Macuco Safari


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, lançou o edital de licitação da concessão de operação do passeio turístico “Macuco”, no Parque Nacional do Iguaçu. A concessão mediante contrato na prestação de serviços de apoio ao uso público, consiste em passeio de barco por via fluvial, até o limite de navegabilidade próximo às Cataratas do Iguaçu, com a possibilidade ainda de caminhada em trilhas, rafting, canionismo na cachoeira do Macuco, transporte terrestre de passageiros no trecho entre a BR 469, Km 25 (recepção do Macuco) e o Porto do Macuco.
A data da abertura dos envelopes enviados por empresas legalmente habilitadas, contendo as propostas de “melhor técnica e preço” para administrar o atrativo, será no dia 21 de junho, no auditório da Administração do Parque.
Para o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, com a nova concessão o passeio que é considerado um dos melhores do mundo ficará ainda melhor. Ele informa que o documento de 88 páginas foi elaborado por uma equipe de servidores do – ICMBio, órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil – e prevê que o novo concessionário invista numa série de ações ambientais e sociais, entre elas a implantação do ISO 14.001 de excelência ambiental e melhorias na acessibilidade das estruturas para os portadores de necessidades especiais. A validade do contrato será de dez anos.
Criado há mais de 20 anos, o passeio do Macuco Safári tem início em uma trilha de três quilômetros em meio à floresta. O transporte do visitante até o cais no Rio Iguaçu é feito por veículos elétricos. Os guias indicam curiosidades sobre o tipo de fauna e de vegetação que há pelo caminho. Na água o passeio é feito em velozes barcos infláveis que percorrem o cânion do Rio Iguaçu corredeira acima, até muito próximo dos saltos.
(Parque Nacional do Iguaçu)

Nenhum comentário: