domingo, 4 de abril de 2010

Parque Nacional do Iguaçu recebe 22 mil visitas na Páscoa

Turistas revelam experiências de visitar o atrativo

As Cataratas do Iguaçu receberam 22.378 pessoas durante o feriado de Páscoa sendo uma visitação 11,9% maior que o ano anterior, quando a unidade recebeu 19.991 visitantes. O atrativo se transformou num verdadeiro encontro das mais distintas nacionalidades e culturas do planeta nos três dias do feriadão.

Somente na Sexta-Feira da Paixão a unidade recebeu 12.300 visitantes - terceira melhor marca num único dia. No sábado foram 6.868 visitas; no domingo, 3.210. Muitos dos turistas encantados com a natureza revelaram o sentimento de conhecer as Cataratas.

É o caso de Belén Calderon e Carlos Arenzana, de Bilbao, cidade espanhola, capital da província da Biscaia. Para o casal, a experiência foi inesquecível. “É mais do que imaginávamos. A sensação de estar aqui é impressionante e indescritível”, enfatizou a supervisora de vendas.

Para receber este grande número de turistas, a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), elaborou um plano especial de atendimento. As ações consistiram na ampliação do horário de visitas; colocação de tendas; e reforço no transporte, bilheteria, efetivo de funcionários e equipe de apoio.

Conforme o chefe da unidade, Jorge Pegoraro, “o movimento surpreendeu as expectativas iniciais, ultrapassando onze por cento de aumento na visitação com relação ao ano passado. E tudo transcorreu normalmente, sem incidentes, e consideramos esta visitação como excelente”, afirmou Pegoraro.

Satisfação dos visitantes – “Sentir e ver estas enormes quedas é muito bom. Este ambiente tem muitas energias. É uma obra divina. Agora estou me sentindo renovada. As Cataratas do Iguaçu têm muita força. Nesta Sexta-Feira Santa não poderia ter ido para outro espaço, a não ser este”, comentou Isabel Fantoni, bibliotecária em Montevidéu, capital do Uruguai.

Já o bem humorado argentino Martin Ritzer disse ter um carinho especial pelas Cataratas do Iguaçu. “É a segunda vez que visito este magnífico espetáculo da natureza. Desta vez, elas, as quedas estão ainda mais formosas e belas”, revelou o relações públicas.

Segundo Elvio Cabanas, descrever a sensação de visitar o cartão postal pela primeira vez é uma tarefa difícil. “Não tenho palavras. Não conheço nada parecido. Eu conhecia as quedas apenas por fotografias e televisão. Hoje estou vendo como as Cataratas são grandes, harmoniosas e tranquilas. Dá vontade de ficar morando aqui, de tão gostoso que é”, argumentou o construtor, natural de Ciudad Del Este, Paraguai.

O feriado não foi reservado apenas aos novos visitantes. Turistas de “outros carnavais” aproveitaram a data para reviver o passeio no Parque Nacional do Iguaçu. Um exemplo é o da família Shafa. Roshan e Claudia trouxeram os filhos Luca e Caio para curtir o feriado em meio às trilhas e quedas. “Percebemos bastantes mudanças. Está bem melhor do que a última vez que estivemos aqui”, ressaltou Roshan Shafa, ex-morador de Foz do Iguaçu, hoje na Itália.

Visitação do feriado de Páscoa dos últimos anos

2010 - 22.378

2009 - 19.991

2008 - 20.816

Histórico de recordes de visitas em um único dia

12513 - 1º de novembro de 2009

12388 - 11 de outubro de 2009

12300 - 2 de abril de 2010

(Assessoria Cataratas do Iguaçu S/A)

Nenhum comentário: