terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Parque Nacional do Iguaçu recebe mais de 160 mil visitantes só em janeiro

O Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná, recebeu 161.124 visitantes em janeiro. Foi a melhor marca nesse período desde 1980, quando foi implantada a estatística de visitação. O aumento em relação a janeiro do ano passado foi de 2,57%.


Do público total, 98.057 foi de brasileiros, um aumento de 5 %. Desse percentual, 9.129 ingressos foram emitidos pelo Passe Comunidade, benefício no desconto da entrada do Parque a moradores de 14 municípios vizinhos ao Parque.


Já os demais países que compõem o Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), somaram 28.757, uma queda de 1,84% em relação a 2009. Completando a tabela, visitantes de outros países somaram 24.311, significando uma queda de 0,29%.


Neste ano, a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A irá reformar o Centro de Visitantes e concluir um auditório para 300 pessoas. A empresa já adquiriu mais três ônibus no reforço dos oito utilizados no transporte do visitante até às Cataratas do Iguaçu.


Sobre a concessionária Macuco Safári, que esse ano deve passar por nova licitação, o Termo de Referência e o Levantamento Econômico ficará pronto em março.


O Hotel das Cataratas deverá concluir todas as obras e investimentos no prédio até a metade do ano. Com isso será possível iniciar as obras do aterramento dos cabos de energia elétrica e telefônico na BR 469 em trecho no interior do Parque. A obra orçada em R$ 5 milhões será realizada pela Copel.


Para este ano também está previsto o projeto de revitalização da Trilha das Cataratas, visando melhorar a acessibilidade. O projeto deve ser discutido com o segmento de turismo representado no Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur).


CARNAVAL – Foi um sucesso a operação especial montada pelo Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná, para atender os turistas no feriado de Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro. A unidade recebeu cerca de 25 mil turistas nos quatro dias do feriadão.


O plano de atendimento aos visitantes, articulado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, previu a ampliação do horário de visitas; a colocação de tendas; e o reforço no transporte, bilheteria, efetivo de funcionários e equipe de apoio.


Nos dias 13, 15 e 16 de fevereiro o horário de atendimento de bilheterias, estacionamento e transporte não teve alterações. Já no domingo (14), o Parque Nacional do Iguaçu abriu em horário especial, sendo o atendimento das bilheterias das 8 às 18 horas; estacionamento das 7h30 às 20 horas e o retorno do último ônibus, saindo de Porto Canoas, previsto para 19h30.


Com o intuito de oferecer transporte com qualidade e conforto para os turistas apreciarem a natureza, o parque colocou ônibus extras para os quatro dias do feriadão de Carnaval. No sábado (13), foram três ônibus extras; no domingo (14), mais 13 ônibus extras; na segunda-feira (15), três e na terça-feira (16), outros três ônibus.


Durante esse período, funcionaram na bilheteria central 10 guichês – normalmente são 6 –, além de pré-atendimento nas filas visando agilidade no ato da compra do ingresso e três para atendimento às operadoras. A medida garantiu aos turistas mais tempo para desfrutar e curtir a beleza das Cataratas.


Ascom/ICMBio

Nenhum comentário: