quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ilha do Sol vence o edital do Passeio do Macuco


A empresa Ilha do Sol Agência de Viagens Ltda. foi a vencedora do processo licitatório do passeio do Macuco, rafting e cachoeirismo no interior do Parque Nacional do Iguaçu e continua a frente do empreendimento por mais 10 anos, explorando os famosos passeios de barcos no cânion do Rio Iguaçu, abaixo das Cataratas.

O aviso de Homologação e Adjudicação foi publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de junho e o novo período para operação do passeio iniciou na segunda-feira, 28.

A Ilha do Sol foi a única empresa habilitada para concorrer e cumpriu todas as exigências do edital, lançado em maio. Ela apresentou documento técnico contendo 2.500 páginas, que foram analisadas pela Comissão Licitatória, formada por servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, lotados no Parque Nacional do Iguaçu e na sede central da autarquia, em Brasília (DF). O processo para a licitação durou aproximadamente um ano e meio, entre a confecção do termo de referência e o edital.

De acordo com o chefe da Unidade, Jorge Pegoraro, a empresa investirá cerca de R$ 5 milhões de reais em reformas, e ampliações e benfeitorias na área de recepção, banheiros, píer, trilhas e porto de embarque. Outra preocupação é quanta a acessibilidade para o visitante fazer o passeio de barco. Haverá a instalação de um plano inclinado (cadeira elevadora) permitindo o acesso de cadeirantes ou portadores de outras necessidades especiais tenha acesso da barranca do rio até o embarque nas lanchas do passeio.

Na área ambiental, a Ilha de Sol terá de se enquadrar as exigências para obter a certificação ambiental NBR ISO 14001, incluindo um plano de gestão dos resíduos sólidos, e pesquisa de impacto ambiental sobre a fauna aquática do rio Iguaçu, entre outros.

Está previsto também a informatização da área de recepção e venda de ingresso semelhante ao da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, que conta com um sistema integrado de controle de venda dos ingressos. “Com a licitação o passeio vai ganhar uma nova cara, dando mais qualidade e conforto ao visitante”.

(Parque Nacional do Iguaçu)

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