segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Parque Nacional do Iguaçu reativa Projeto Carnívoros


O Parque Nacional do Iguaçu inicia em janeiro de 2009 os trabalhos para tentar salvar da extinção a última população viável de onças-pintadas (Panthera onca) do sul do país através do projeto Carnívoros do Iguaçu.
O objetivo é pesquisar e conservar os carnívoros silvestres e suas presas de relevante valor ecológico, através de um esforço em conjunto entre o poder público, organizações não governamentais e iniciativa privada.
O ato da assinatura do convênio aconteceu na sexta-feira, 10, no Hotel das Cataratas com a presença de Philip Steven Carruthers e Celso do Vale (Orient-Express Hotels do Brasil S.A), Ronaldo Gonçalves Moratto (Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação dos Predadores Naturais - Cenap), Dinarte Antonio Vaz (Secretaria do Patrimônio da União - SPU), Julio Gonchoronsky e Jorge Pegoraro (Insituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio).
A reativação do Projeto Carnívoros, inativo desde 2001, se deve ao cumprimento da cláusula de arrendamento do Hotel das Cataratas que prevê como forma de compensação o financiamento do projeto por parte do vencedor do edital lançado em 2006. O vencedor foi a empresa Orient Express Hotels do Brasil S.A. que financiará o projeto por 8 anos com o custo de R$ 1,4 milhão.
O projeto terá gestão e coordenação direta da administração do Parque Nacional do Iguaçu e apoio do Instituto Pró-Carnívoros, vai propor numa primeira fase com duração de três anos, fornecer dados sobre onde e como estão distribuídas as espécies estudadas, e uma segunda fase com mais cinco anos, todas com avaliação anual.
Os técnicos das diferentes instituições envolvidas no projeto terão até o final deste ano para montar a estrutura de trabalho incluindo a instalação de base, compra de equipamentos, contratação de mão-de-obra, entre outros.
Além das técnicas mais usuais, serão utilizados equipamentos de última geração para o monitoramento dos animais, através da capturas e colocação de rádio-colares com Sistema de Posicionamento Global (GPS) nas espécies alvo do estudo.
(Parque Nacional do Iguaçu)

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Pegoraro,
Parabéns pela iniciativa de reativação do Projeto no Parque. Espero que tenham grande sucesso nesta empreitada.
Gostaria de lhe mandar uns artigos científicos. Poderia me passar algum email em que eu possa contactá-lo?
Um abraço,
Fernando Azevedo (oncaf@yahoo.com)