quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Escola Parque inaugura base em Serranópolis do Iguaçu



O Parque Nacional do Iguaçu inaugurou no dia 21 de agosto a terceira Base da Escola Parque de Educação Ambiental, agora em Serranópolis do Iguaçu, um dos 14 municípios do entorno da área federal protegida de 185 mil hectares.

Participaram do primeiro dia de atividades autoridades públicas, servidores do Parque e a comunidade de Serranópolis. O público pôde assistir a um peça teatral encenada por adolescente da região.

De acordo com o chefe do Parque, a instalação da Base em Serranópolis foi realizada em parceria com o município que reformou a estrutura de uma antiga escola abandonada. “O Parque entrou com os móveis e cederá os técnicos para ministrar, palestras, cursos e oficinas tendo o exemplo a gestão de resíduos sólidos, mata ciliar, turismo rural, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente”, disse.

Essa é a terceira Base montada pela atual administração do Parque Nacional do Iguaçu, descentralizando as ações da principal Escola, instalada no interior da Unidade em Foz do Iguaçu. As anteriores foram instaladas em Matelândia e Capanema.

Localizada praticamente na divisa do Parque com o bairro Jardinópolis, a escola faz parte da estratégia de descentralização das atividades do programa de Educação Ambiental, que vem sendo implantado desde 2003, junto às comunidades dos municípios vizinhos ao Iguaçu. A comunidade local utilizará forma permanente o espaço com a instalação de um centro de produção de artesanato.

“Este espaço tem como principal objetivo estimular a conservação do meio ambiente e reduzir os impactos em toda região do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. E esta Escola servirá para reforçar o vínculo da comunidade com o Parque, além de servir como espaço para o desenvolvimento de atividades e formação de atitudes, através de uma conduta ética condizente ao exercício da cidadania”, disse Pegoraro.

Escola Parque - é um projeto de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu inicado em 2003 e visa informar e sensibilizar a todos, principalmente moradores de seu entorno sobre a importância de se preservar a biodiversidade local, considerada um patrimônio da Humanidade.

A Escola Parque desenvolve dentro de seu programa, diversas atividades que buscam fortalecer o envolvimento e comprometimento da população nas ações de conservação do Parque e de seu próprio município.

(Parque Nacional do Iguaçu)

Nenhum comentário: