quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ICMBio comemora 5 anos em Capanema/Pr



Brasília (30/08/2012) – O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, comemorou os cinco anos de criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverdade (ICMBio), completados na terça-feira (28) com um café da manhã no município de Capanema.

Além da entrega simbólica da publicação da Portaria n° 91, de 16 de agosto de 2012, no Diário Oficial da União, sobre o uso do Rio Iguaçu, foi feito o lançamento do ingresso em homenagem aos cinco anos. A série de 50 mil tíquetes foi estampada com a foto aérea das Cataratas do Iguaçu e complementada com a arte criada pelo instituto em comemoração à data.

O evento contou com a presença do chefe da unidade, Jorge Pegoraro, e do prefeito de Capanema, Milton Kafer, além de outras autoridades e moradores locais.

A portaria define normas e procedimentos para o ordenamento do uso público de parte do território do Parque Nacional do Iguaçu, correspondente ao trecho do rio Iguaçu compreendido entre a foz do rio Gonçalves Dias e a foz do rio Santo Antonio, trecho este que banha, em sua margem esquerda, o município de Capanema. A parte do rio Iguaçu foi incorporado ao Parque Nacional do Iguaçu em 1981, restringindo qualquer atividade no local.

De acordo com Pegoraro, aprovação da portaria é o fruto do trabalho da parceria do ICMBio com Prefeitura de Capanema. O processo demorou quase cerca de dois anos, entre elaboração, reuniões e audiências públicas entre órgãos públicos, entidades e iniciativa privada e população do município.

O objetivo da portaria é oferecer a possibilidade da comunidade usufruir do rio Iguaçu, bem como, propiciar novas oportunidades de fontes de trabalho e renda aos pequenos proprietários rurais, através do Turismo Sustentável e do Ecoturismo.

Conforme a portaria, o uso de embarcações do tipo "caíco" com comprimento máximo de 5 metros e largura máxima de 60 centímetros, ficarão autorizados para os proprietários de casas nos limites do rio. A partir da publicação das regras para uso da margem esquerda do Rio Iguaçu, haverá o cadastramento de embarcações e equipamentos e de moradores.

Comunicação/ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário: