domingo, 26 de fevereiro de 2012

Complexo Paineiras está chegando!


O consórcio montado por Cataratas do Iguaçu S/A, Beltour Turismo & Transporte e Esfeco Administração Ltda. venceu a licitação para prestação de serviços e concessão de uso da área onde será construído o Complexo Turístico Paineiras.

Enquanto a primeira opera a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, segundo maior parque em visitação no país, as outras já atuam no transporte de visitantes ao Corcovado, ponto ícone do Parque Nacional mais visitado do Brasil. Inaugurado em 1884 por Dom Pedro II, o Hotel Paineiras, que havia sido sinônimo de luxo e glamour, passou por décadas de abandono, tornando-se, em setembro de 2009, objeto de um concurso idealizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) para a escolha de um novo projeto de revitalização do espaço. A equipe vencedora foi o escritório paulista Estúdio América, que adotou como prioridades o passeio como essência do sentido de estar no Parque, e a paisagem como protagonista exuberante.

Entretanto, o fim do imbróglio jurídico, que impedia a retomada de posse do local por parte do Ministério do Meio Ambiente, somente ocorreu em 20 de março de 2010, quando o então ministro Carlos Minc assinou um documento repassando a dominialidade do Hotel Paineiras ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e, por extensão, ao Parque Nacional da Tijuca.

Criado para ser o motor principal da melhoria na qualidade da visitação ao Corcovado, que recebe quase 2 milhões de visitantes ao ano, o Complexo Turístico Paineiras prevê uma imponente construção, com loja de souvenir, estacionamento, sala de conferência, lanchonete e muitas outras novidades. O investimento é de 43 milhões de reais e a concessão prevê a exploração por 20 anos da área de 20.469 m², onde hoje fica o antigo Hotel Paineiras e entorno. O futuro espaço vai contar com a expertise das três empresas para se tornar referência no turismo brasileiro, oferecendo uma experiência de visitação de ponta, como merece o mundialmente conhecido monumento do Cristo Redentor. Texto: Loscar

Nenhum comentário: