sexta-feira, 12 de junho de 2009

Lançada estratégia de comunicação e educação ambiental para unidades de conservação

Brasília (12/06/2009) – Ficou pronta a primeira versão da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Encea), elaborada com a contribuição de diversos setores entre 2006 e 2009. O documento apresenta sugestões para dar continuidade à elaboração participativa da Encea e para sua posterior implementação nas Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais no Brasil.

A publicação traz um diagnóstico das ações de Comunicação e Educação Ambiental nas UCs brasileiras e os questionários que deram origem a ela. O Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente trabalhará, articulado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para realização de oficinas regionais e/ou locais a fim de discutir o aprimoramento do documento.

As versões para download do documento da Encea, do diagnóstico da Comunicação e Educação Ambiental em UCs e dos questionários encontram-se disponíveis no site do MMA (www.mma.gov.br/ea) e no blog (http://encea.blogspot.com).

ICMBio – No início de abril, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), do Ministério do Meio Ambiente, divulgou o Relatório Final do Encontro de Educadores do ICMBio. O encontro, ocorrido em paralelo ao Encontro dos Educadores do Ibama, no período de 15 a 18 de dezembro de 2008, no Hotel Bittar, em Brasília, DF, com o apoio do DEA/MMA, foi aberto pelo ministro Carlos Minc e contou com a presença de aproximadamente 90 servidores de ambas as vinculadas.

O Relatório apresenta uma síntese do encontro, que teve por finalidade criar um espaço de discussão entre os educadores ambientais e dirigentes do ICMBio e do Ibama, para discutir a rearticulação dos educadores e da educação ambiental nestas vinculadas, considerando-se que passados aproximadamente dois anos da extinção da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEAM) do Ibama, não foi recriada estrutura similar em nenhum destes órgãos ambientais federais.

Durante o encontro, os educadores tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre práticas e dificuldades comuns na ação educativa no órgão. Num segundo momento, tendo como referência a nova proposta de modelagem institucional, a experiência pessoal de cada educador e documentos de apoio (como o levantamento expedito das ações e educadores existentes nas unidades de conservação e centros de pesquisa, elaborado pelos mesmos participantes prévio ao encontro, assim como o relatório final do grupo de trabalho de educação ambiental do ICMBio), os participantes visualizaram os processos e macroprocessos em que a educação ambiental atua e deve seguir atuando. Também discutiram estratégias para lidar com as dificuldades comuns de escassez de servidores qualificados e de recursos orçamentários destinados para a prática educativa.

O evento reforçou a importância de se retomar as ações de educação ambiental paralisadas após a reestruturação do IBAMA, integrando efetivamente a EA aos instrumentos de gestão sob responsabilidade do ICMBio, como nos processos de gestão participativa na criação de UCs, na elaboração e revisão de planos de manejo, na criação e implementação de conselhos gestores de UCs e no manejo e conservação de espécies ameaçadas, com o objetivo de gerar resultados significativos, em curto prazo, tendo por base a gestão participativa. Este processo deve ser realizado valorizando, recuperando e dotando recursos para as capacidades existentes, de maneira que os processos em andamento e a experiência acumulada ao longo de mais de 15 anos sejam adequadamente incorporados às novas propostas de estrutura regimental.

Dentre os encaminhamentos finais do Encontro, está uma moção entregue ao Ministro Minc, elaborada conjuntamente com os servidores do Ibama, em que se demanda: 1. a criação na estrutura do ICMBio e do IBAMA, de uma Coordenação Geral de Educação Ambiental, com status de Diretoria para que seja garantido o acesso igualitário nos processos decisórios e disponibilidade orçamentária; 2. que sejam criadas representações de Educação Ambiental nas Coordenações Regionais do ICMBio e recriados/reestruturados os Núcleos de Educação Ambiental nas Superintendências e Gerências Executivas do IBAMA.


Ascom/MMA
Ascom/ICMBio

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