A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza em Cascavel de 28 a 30 de abril o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente. “A Unioeste busca articular e fomentar o desenvolvimento regional e assim consolidar sua posição como instituição de pesquisa, por meio da extensão e das inovações tecnológicas, levando em conta a forte vocação agroindustrial e agrícola da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Com a realização deste evento nosso propósito é trazer a comunidade para discutir as políticas públicas que norteiam e podem se constituir em ações balizadoras e fomentadoras do meio ambiente e desenvolvimento regional, numa proposta de projetos em redes articulando a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente”, diz a coordenadora do evento, professora Irene Carniatto.
O evento tem parcerias com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu, Fundação Araucária, Fundação Roberto Marinho, Instituto Ambiental do Paraná, 10º Regional de Saúde, Hemocentro, Secretaria do Estado da Educação e Emater. A programação inclui palestras, atividades culturais e oficinas abertas a toda a população.
28 de abril
8h30 às 12h30: Mesa Temática - Tecnologia
Palestrante: Prof. Dr. José Tarcísio Pires Trindade. Fundação Araucária/Curitiba – PR - “As Políticas de Fomento em Ciências, Tecnologia e Inovação no Paraná”.
Palestrante: Nelton Friedrich – Itaipu/Foz do Iguaçu – PR - “Políticas mundiais e sua articulação com o desenvolvimento regional do Oeste do Paraná, a Tríplice Fronteira e o Mercosul”
Palestrante: Prof. Juan Carlos Sotuyo – PTI/Foz do Iguaçu – PR – “Parque Tecnológico Itaipu, habitat científico, tecnológico, da inovação e do conhecimento”
13h30 às 18h: Feiras, Stands, Atividades Educativas, Oficinas e Reunião de Grupos Temáticos.
20 às 22 h: Mesa Temática - Tecnologia
Palestra Magna: Profª. Drª. Lygia Pupatto – Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “As Políticas de Ciências, Tecnologia e Financiamento do Estado do Paraná”.
29 de abril
8h30 às 12h30: Mesa Temática - Ciência
Palestrante: Profª. Drª Maria Guiomar C. Tomazzelo – UNIMEP/ Piracicaba – SP - “O movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade - Ambiente na educação em Ciências”.
Palestrante: Profª. Drª. Maria Delourdes Maciel – UNICSUL/São Paulo – SP – “Ação brasileira no Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade”
Palestrante: Silvana Vitorassi - ITAIPU/Foz do Iguaçu – PR - “Programas de Educação Ambiental, FEA – Formação de Educadores Ambientais e suas Articulações na Região Oeste e Tríplice Fronteira”.
13h30 às 18h: Feiras, Stands, Atividades Educativas, Oficinas e Reunião de Grupos Temáticos.
19h30 às 22 h: Mesa Temática – Ciência e Interdisciplinaridade
Palestrante: Prof. Dr. Ramón Vicente Casanova Mattera – Caracas – Venezuela - “Escola pública venezuelana: a formação em ciência e tecnologia e desafios da interdisciplinaridade”
Palestrante: Prof. Dr. Gilberto Luis Alves – UNIDERP/ Campo Grande – MS - “Escola pública brasileira: a formação em ciência e tecnologia e desafios da interdisciplinaridade”.
30 de abril
8h30 às 12h30: Mesa Temática - Ambiente
Palestrante: Prof. Dr. Walter de Paula Lima – ESALQ / USP / Piracicaba – SP - “A saúde ambiental da microbacia e o desenvolvimento sustentável”.
Apresentação: Elisabeth Carlucci Sbardelini / Brasil e Oscar Rivas - ONG Amigos de la Tierra / Paraguay. “Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata”.
Apresentação: Jorge Pegoraro – Parque Nacional do Iguaçu / Foz do Iguaçu – PR - “Importância das Unidades de Conservação e o Parque Nacional do Iguaçu”.
Palestrante: Prof. Dr. Rubens Onofre Nodari – UFSC / Florianópolis – SC – “Impactos das decisões sobre ciência e tecnologia na agricultura”.
13h30 às 18h: Feiras, Stands, Atividades Educativas, Oficinas e Reunião de Grupos Temáticos.
19h30 às 22h: Mesa Temática – Ambiente e Desenvolvimento Regional
Palestrante – Reitor Prof. Alcibiades Luis Orlando – Unioeste - “O Desenvolvimento Regional e Preservação Ambiental: um debate sobre as políticas públicas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário