domingo, 28 de fevereiro de 2010
Documentário Projeto Memória das Cataratas_parte 2
Resgate do Passado Preservando Nossa História de Amor à Natureza
sábado, 27 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Ordem de Serviço regulamenta sala de turismo do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Parque Nacional do Iguaçu recebe mais de 160 mil visitantes só em janeiro
O Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná, recebeu 161.124 visitantes em janeiro. Foi a melhor marca nesse período desde 1980, quando foi implantada a estatística de visitação. O aumento em relação a janeiro do ano passado foi de 2,57%.
Do público total, 98.057 foi de brasileiros, um aumento de 5 %. Desse percentual, 9.129 ingressos foram emitidos pelo Passe Comunidade, benefício no desconto da entrada do Parque a moradores de 14 municípios vizinhos ao Parque.
Já os demais países que compõem o Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), somaram 28.757, uma queda de 1,84% em relação a 2009. Completando a tabela, visitantes de outros países somaram 24.311, significando uma queda de 0,29%.
Neste ano, a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A irá reformar o Centro de Visitantes e concluir um auditório para 300 pessoas. A empresa já adquiriu mais três ônibus no reforço dos oito utilizados no transporte do visitante até às Cataratas do Iguaçu.
Sobre a concessionária Macuco Safári, que esse ano deve passar por nova licitação, o Termo de Referência e o Levantamento Econômico ficará pronto em março.
O Hotel das Cataratas deverá concluir todas as obras e investimentos no prédio até a metade do ano. Com isso será possível iniciar as obras do aterramento dos cabos de energia elétrica e telefônico na BR 469 em trecho no interior do Parque. A obra orçada em R$ 5 milhões será realizada pela Copel.
Para este ano também está previsto o projeto de revitalização da Trilha das Cataratas, visando melhorar a acessibilidade. O projeto deve ser discutido com o segmento de turismo representado no Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur).
CARNAVAL – Foi um sucesso a operação especial montada pelo Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná, para atender os turistas no feriado de Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro. A unidade recebeu cerca de 25 mil turistas nos quatro dias do feriadão.
O plano de atendimento aos visitantes, articulado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, previu a ampliação do horário de visitas; a colocação de tendas; e o reforço no transporte, bilheteria, efetivo de funcionários e equipe de apoio.
Nos dias 13, 15 e 16 de fevereiro o horário de atendimento de bilheterias, estacionamento e transporte não teve alterações. Já no domingo (14), o Parque Nacional do Iguaçu abriu em horário especial, sendo o atendimento das bilheterias das 8 às 18 horas; estacionamento das 7h30 às 20 horas e o retorno do último ônibus, saindo de Porto Canoas, previsto para 19h30.
Com o intuito de oferecer transporte com qualidade e conforto para os turistas apreciarem a natureza, o parque colocou ônibus extras para os quatro dias do feriadão de Carnaval. No sábado (13), foram três ônibus extras; no domingo (14), mais 13 ônibus extras; na segunda-feira (15), três e na terça-feira (16), outros três ônibus.
Durante esse período, funcionaram na bilheteria central 10 guichês – normalmente são 6 –, além de pré-atendimento nas filas visando agilidade no ato da compra do ingresso e três para atendimento às operadoras. A medida garantiu aos turistas mais tempo para desfrutar e curtir a beleza das Cataratas.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Florestas do Brasil
A publicação, com quase 60 tabelas e 20 mapas, foi compilada pela equipe do Serviço Florestal Brasileiro e está disponível para download no site do Serviço Florestal - www.florestal.gov.br, nas versões em português e inglês.
A obra traz um panorama do setor florestal no Brasil que começa com a explicação de conceitos básicos, como, por exemplo, o que é floresta, e mostra que a riqueza florestal ainda deixa o país como o segundo do mundo em extensão de florestas. Há, também, explicações sobre a gestão florestal e papel dos órgãos federais, como MMA, Serviço Florestal, Ibama e ICMBio.
No que se refere ao mercado, o livro mostra que o setor de base florestal gera cerca de US$ 37 bilhões e participa com cerca de 3,5% do PIB nacional. Só em 2007, a extração de madeira em tora ultrapassou os 270 milhões de metros cúbicos.
Este modelo de minilivro é produzido por órgãos florestais de outros países como Austrália, Finlândia, Chile, Estados Unidos e Canadá e, na avaliação do diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel, será de grande utilidade para todos os atores interessados na conservação e o manejo dos recursos florestais do Brasil.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Rotarianos promovem campanha contra a pólio nas Cataratas do Iguaçu

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Anulado licenciamento ambiental para construção da usina Baixo Iguaçu
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Rotary promove campanha “End Polio Now” nas Cataratas do Iguaçu

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Parque Nacional do Iguaçu recebe 25 mil pessoas no Carnaval
O feriadão de Carnaval foi movimentado no Parque Nacional do Iguaçu. Apesar da chuva, 25480 pessoas visitaram o atrativo de sábado a terça-feira, ou seja, 1% acima do feriado prolongado do carnaval do ano passado. O ponto alto de visitação neste ano ocorreu domingo, quando 10447 pessoas passaram pelas bilheterias.
No sábado foram 4989 visitas; segunda-feira, 5012; e na terça-feira, 5032. A maioria dos turistas era do Sul e Sudeste do país. Mas teve quem veio de mais longe, como é o caso do casal Alina Bindewald e Mathias Steinhorst, de Heidelberg, cidade Alemã, próxima ao vale do rio Neckar.
Alina e Mathias comentaram a oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu. “Aproveitamos as férias da universidade para termos essa experiência. Agora temos a sensação de estarmos renovados. Saímos daqui mais fortes. É um lugar muito bonito e organizado”, destacou a estudante de psicologia.
Para o chefe da unidade, Jorge Pegoraro, o parque mostrou mais uma vez que é um dos atrativos mais importantes do país. “Consegue atrair pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo, principalmente nos feriados prolongados. Estamos super satisfeitos com esta visitação”, avaliou Pegoraro.
Emoção - Turistas enalteceram a alegria de contemplar o Parque Nacional do Iguaçu. Os visitantes elogiaram a organização do atrativo e não pouparam sorrisos e poses para fotos. A auxiliar administrativa Susane Hancke disse com orgulho: “Eu chorei. Este lugar é de arrepiar, nada se compara. Estou muito feliz por conhecer as Cataratas”.
Os gaúchos Gilberto Silveira e Luci Prates aproveitaram cada minuto do passeio para vivenciar os encantos das quedas e trilhas que levam as Cataratas do Iguaçu. “Isso vai ficar marcado. É tudo muito grande. A natureza encanta”, afirmou Silveira. Já o consultor de vendas Charles Américo disse que “as Cataratas faz lembrar as pessoas que eu amo”.
O casal de advogados cariocas Hariberto Miranda e Mara Cristina aproveitou o feriadão para reviver o cartão postal. “É a terceira vez que viemos para cá. Está cada vez melhor. A estrutura e o atendimento são excelentes. O que Deus criou o homem não consegue destruir”, brincou Miranda.
Quem também reviveu o atrativo foi Pamela Boaroli. A jovem reside em Nova Veneza (SC). Sua primeira vez nas Cataratas foi logo na infância, quando ainda morava em Foz. “Hoje esta tudo muito diferente. Diria que mudou para melhor. Faz mais de 10 anos que não vinha pra cá. Agora aproveitei para trazer meu marido e minha filha”, ressaltou.
Uma das surpresas do feriadão foi o artista de rua em meio às passarelas que levam a Garganta do Diabo. O personagem era o Mochileiro SC, encenado por Toni Adriano, de Rio do Sul (SC). “Fiquei muito feliz. O sorriso das crianças que aqui encontrei não tem preço. Valeu à pena viajar 800 quilômetros”, considerou Toni, que contou com a companhia da esposa, Claudia Cambruzi.
(Cataratas do Iguaçu S/A)
Fonte: H2Foz
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Mais de dez mil turistas visitaram as Cataratas neste domingo (14)
Dos quatro dias de carnaval (sábado, domingo, segunda e terça) o domingo é considerado o dia mais movimentado nas Cataratas do Iguaçu. E neste dia 14 de fevereiro não foi diferente. De acordo com o Instituto Chico Mendes, que administra o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), foi registrada a entrada de 10.447 turistas no local. Um aumento três vezes maior do que o registrado em dias normais.
Para atender toda essa demanda, lembrando que ainda faltam dois dias para terminar o carnaval, o Parque Nacional trabalha com 10 guichês na entrada, ao invés dos seis habituais. Ainda no domingo (14) 13 ônibus foram fretados para fazerem o trajeto até as Cataratas, já que os oito que são disponíveis não seriam suficientes. O horário foi diferenciado. A bilheteria funcionou das 8h às 18h. O último ônibus retornou das Cataratas às 19h30 e o estacionamento funcionou das 7h30 às 20h. Nesta segunda (15), o horário voltou ao normal.
A estimativa do PNI é que até terça-feira (16) o número total de visitantes em quatro dias de feriado prolongado ultrapasse a marca de 20 mil.
Fonte: ClickFoz
sábado, 13 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Parque Nacional do Iguaçu é dica de Carnaval
Mais informações
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
A nova geração gosta de onças

Em outras palavras, o inegável sucesso do Iguaçu como parque veio junto com uma estatística que põe em causa seu êxito como unidade de conservação. E por isso é um alívio a chegada ao parque da turma que veio fazer, no Iguaçu, o Primeiro Curso de Biologia e Manejo de Carnívoros.
São, em geral, biólogos ou veterinários. Na média, gente muito jovem. Da turma, 14 alunos nasceram na década de 1980 e 4, nos anos 90. Eles povoaram da noite para o dia estradas e auditórios com rapazes de brinco na orelha e sacola de pano a tiracolo, transitando pelo acostamento da B-469 ou pegando carona em caçamba de picape. E, sobretudo, com moças de short e camiseta que, apesar do uniforme de férias, até à distância se distinguem das turistas, por andarem de lá para cá em trajetos que as visitantes ocasionais nunca percorrem, além de cumprir horários que precedem e ultrapassam com larga folga o funcionamento das bilheterias.
Ele entrou para o Ministério do Meio Ambiente como contínuo em Brasília. Efetivado na burocracia ambiental, à medida que ia subindo na carreira, passou a organizar por conta própria mutirões que limpavam parques do Cerrado no fim de semana, para “não enlouquecer” no confinamento do escritório. Apolônio agarrou à unha a primeira chance de uma transferência para a linha de frente. Mudou-se para o Iguaçu, sem escolher o lugar. E nunca mais saiu do parque. Hoje, dá a impressão de conhecer cada palmo de seus 185 mil hectares, incluindo os meandros mais ermos das áreas intangíveis. Mora numa curva de rio que só falta abraçar sua casa de madeira.
O curso anda bombardeando os alunos com saraivadas de informações frescas, de primeira mão. Laury Cullen contou-lhes durante uma manhã inteira como aprendeu a trabalhar entre fazendeiros e assentamentos dos sem-terra no Pontal do Paranapanema, salvando com isso onças que, enxotadas por barragens e desmatamentos, sobrevivem contra todos os prognósticos mais razoáveis na reserva estadual do Morro do Diabo.
Os sinais que seus colares emitem durante essas andanças acumularam com o tempo dados precisos para traçar um novo mapa da região – o mapa que sem dúvida as onças fariam se pudessem ver seu pedaço da América do Sul de sensores situados na órbita terrestre. Aos olhos das feras andarilhas, a paisagem picotada por limites artificiais se reintegra num emaranhado de rios, fragmentos de florestas e várzeas que liga o Mato Grosso do Sul ao extremo Oeste do Paraná, varando São Paulo e o Paraguai.
A cartografia feita ela onça, se for conhecida e reconhecida, é o caminho mais curto para garantir que os cem derradeiros exemplares de sua espécie, na vasta bacia do rio Paraná, vençam a única barreira que elas não podem transpor sozinhas: a do tempo, que lhes acena, daqui a meio século, com uma alta probabilidade de extinção.
No fim da aula teórica, ao ver que os alunos cabeceavam sob o peso de tanta novidade extra-curricular, levou-os em bando para uma aula prática de tiro-ao-alvo com zarabatanas, revólveres a gás e carabinas. As armas são heranças da tecnologia de caçadas que, com dardos de anestésicos, transformaram-se em ferramentas da conservação. O assunto era sério. Mas, com a mudança de ares e de metolologia didática, o grupo agüentou firme – e às gargalhadas – até o cair da noite.
O curso não poderia começar em melhor hora. Nas circunstâncias que juntaram, na semana de estréia, para cada onça recenseada no parque, quase cinco jovens querendo aprender a conhecê-las, para salvá-las. Se, para a Panthera onca, isso não for um sinal de sobrevivência garantida, há de ser pelo menos um alegre consolo.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
aquaIGUAÇU analisará metais
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
UM PRESENTE DA UNESCO PARA TODA A HUMANIDADE
Reune mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempo.
As explicações são em sete idiomas.
Vale uma visita.
Que Falta Faz No Brasil Um Funcionário Público
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Parque Nacional do Iguaçu recebe mais de 160 mil turistas em janeiro
Parque Nacional do Iguaçu prepara estrutura para receber 25 mil turistas no Carnaval
O Parque Nacional do Iguaçu montará operação especial para atender os turistas no feriado de Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro. O atrativo deve receber 25 mil turistas nos quatro dias do feriadão. A expectativa é baseada na tradição do atrativo, que nesta época recebe milhares de pessoas que aproveitam os dias de folia para passear nas Cataratas do Iguaçu.
Pensando na melhor comodidade dos visitantes, a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), elaborou um plano de atendimento. O trabalho consiste na ampliação do horário de visitas; colocação de tendas; e reforço no transporte, bilheteria, efetivo de funcionários e equipe de apoio.
De acordo com o chefe da unidade, Jorge Pegoraro, “toda medida visa dar qualidade no atendimento ao turista que prefere trocar a agitação dos centros urbanos para vir contemplar essa maravilha da natureza, as Cataratas do Iguaçu”.
Já para o gerente geral da Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Vítrio Florêncio, este ano a recepção aos turistas será ainda melhor que nos anos anteriores. “Iremos colocar todo o nosso efetivo para atender os visitantes. Além disso, contratamos mais pessoas para orientar e fornecer informações, como os orientadores que atuarão como equipe de apoio”.
Horário – Nos dias 13, 15 e 16 de fevereiro o horário de atendimento de bilheterias, estacionamento e transporte não terá alterações. Já no domingo (14), o Parque Nacional do Iguaçu abrirá em horário especial, sendo o atendimento das bilheterias das 8 às 18 horas; estacionamento das 7h30 às 20 horas e o retorno do último ônibus, saindo de Porto Canoas, previsto para 19h30.
Ônibus - Com o intuito de oferecer transporte com qualidade e conforto para os turistas apreciarem a natureza, o atrativo colocará ônibus extras para os quatro dias do feriadão de Carnaval. No sábado (13), serão três ônibus extras; no domingo (14), serão colocados 13 ônibus extras; na segunda-feira (15), três ônibus extras e na terça-feira (16), três ônibus extras estarão disponíveis aos visitantes.
Bilheteria - Para agilizar o atendimento, funcionarão na bilheteria central 10 guichês - normalmente são 6 -, além de pré-atendimento nas filas visando agilidade no ato da compra do ingresso e 3 para atendimento às operadoras. A medida visa garantir aos turistas mais tempo para desfrutarem e curtirem a beleza das Cataratas.
Passe comunidade - Com o benefício, os moradores de Foz e dos demais municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu possuem beneficio de 90% de desconto no valor do ingresso geral e desconto também no estacionamento e transporte. O beneficio é concedido mediante cadastro prévio no guichê de atendimento ao passe comunidade. O cadastro é individual e haverá necessidade de comprovação de residência, que pode ser feita por meio das faturas de água, luz ou telefone fixo. Ou ainda, por meio do título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de estudante, carteira funcional de servidor público e certificado de registro e licenciamento de veículo.
O desconto é concedido aos moradores dos 14 municípios vizinhos à unidade de conservação. São eles: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.
Serviço:
Horários de visitação e atendimento no Parque Nacional do Iguaçu nos dias 13 de fevereiro (sábado), 15 de fevereiro (segunda-feira) e 16 de fevereiro (terça-feira)
• Bilheterias: 9h às 17h
• Transporte: 9h às 18h30
• Estacionamento: 7h30 às 19h
Horário de visitação e atendimento no Parque Nacional do Iguaçu no dia 14 fevereiro (domingo)
• Bilheterias: 8h às 18h
• Transporte: 8h às 19h30
• Estacionamento: 7h30 às 20h
Mais informações (45) 3521- 4400
Assessoria