quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Programa aquaIGUAÇU consegue o terceiro lugar no Prêmio Melhores Práticas da A3P

Pegoraro, Minc e Rômulo
na solenidade de premiação
do Programa aquaIGUAÇU



Adilson Borges

O Programa aquaIGUAÇU, ficou com o terceiro lugar do 1º Prêmio Melhores Práticas da A3P, na categoria Uso Sustentável dos Recursos, sub-categoria Melhor Gestão da Água. O concurso, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), premia as melhores iniciativas dos órgãos e entidades do setor público na promoção e na prática da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P.


A entrega da premiação do concurso, contou com a presença do ministro, Carlos Minc, no evento ocorrido na terça-feira, 1º de dezembro, na Escola Superior de Magistratura Federal – Esmaf, durante o IV Fórum governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, em Brasília (DF).


O troféu do prêmio, idealizado pelo designer e arquiteto Gilberto Genesini, foi entregue ao chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro e ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Rômulo Mello.

Além do aquaIGUAÇU, a prefeitura de Ubatuba (SP) recebeu o primeiro prêmio com o seu programa "Lixo Seletivo de Ubatuba" reconhecido como a melhor experiência na Gestão de Resíduos. Já na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais: Melhor Gestão da Água o vencedor foi a prefeitura de Rio Branco (AC), pelo projeto "Concurso de redação para o uso racional da água". A Caixa Econômica Federal recebeu dois troféus, sendo o primeiro lugar na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais: Melhor Gestão de Energia, com o projeto "Etiquetagem de prédios públicos", e ou na categoria Inovação na Gestão Pública com a "Agenda da Caixa para a Sustentabilidade".


O Programa aquaIGUAÇU, idealizado e coordenado pelo analista ambiental e engenheiro químico Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, atende a uma exigência do Ministério Público feita em 2005 para acompanhar os possíveis impactos gerados pela emissão de efluentes dos pontos de visitação do Parque Nacional do Iguaçu. Ele funciona na Escola Parque e tem atuado na readequação do tratamento dado aos efluentes gerados nas edificações internas da unidade, no incentivo e apoio às pesquisas em áreas afins e em parcerias com algumas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Escola Parque.


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