O Ministério do Meio Ambiente (MMA) autorizou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que sucedeu o Ibama na gestão dos parques nacionais, a reajustar os valores dos ingressos ao Parque Nacional do Iguaçu. Os novos preços entrarão em vigor a partir do dia 8 de dezembro. O MMA divulgou, ainda, a nova regulamentação sobre isenções e benefícios para os visitantes brasileiros e estrangeiros. As medidas foram definidas pela Portaria nº 366, do dia 7 de outubro, assinada pela ministra interina do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e publicada no dia seguinte no Diário Oficial da União. A mesma Portaria reajustou os preços dos ingressos em todos os parques nacionais abertos à visitação.
Com o reajuste, o valor da entrada ao Parque Nacional do Iguaçu para os turistas brasileiros, acima de 12 anos de idade, passará de R$ 13,65 para R$ 22,15, já incluído ingresso, transporte e contribuição para o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu. O valor da entrada para turistas provenientes dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), oscilará de R$ 18,15 para R$ 31,15, somando ingresso, transporte e Fundo Iguaçu. Já a entrada para turistas estrangeiros fora do Mercosul será reajustado de R$ 21,15 para R$ 37,15, com ingresso, transporte e Fundo Iguaçu inclusos. E a entrada para os visitantes dos 14 municípios do entorno do Parque Nacional do Iguaçu, vai aumentar de R$ 5,50 para R$ 7,00, o que inclui ingresso e transporte.
Ampliação dos benefícios
Para estimular o acesso de toda a população brasileira, de diferentes segmentos sociais, às unidades de conservação, a Portaria do MMA ampliou a política de isenções e benefícios. As crianças tiveram a faixa de isenção ampliada de 6 para 12 anos e só pagarão a tarifa de transporte, no valor de R$ 6,15. Os idosos a partir de 60 anos, brasileiros ou naturalizados, também estão isentos do pagamento de ingresso. Eles pagarão apenas a tarifa de transporte, no valor de R$ 6,15. Os visitantes de baixa renda, assistidos comprovadamente por programas sociais mantidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo, terão o mesmo direito ao benefício que os moradores do entorno. Ou seja, pagarão somente R$ 7,00 entre ingresso e transporte. O benefício será estendido, inclusive, aos parentes em primeiro grau do beneficiário.
Novos investimentos
De acordo com o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, o reajuste corrige a inflação acumulada nos últimos sete anos e promove o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato com a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. “Os valores estavam defasados em relação a atrativos com a mesma expressão, tanto nacionais como internacionais. Até mesmo o Parque Nacional Iguazú, nosso vizinho, já pratica preços iguais aos que vamos cobrar”, afirma.
O reajuste, segundo Pegoraro, permitirá novos investimentos na melhoria da infraestrutura do parque. “A Trilha das Cataratas e a passarela da Garganta do Diabo serão revitalizadas. A frota de ônibus será ampliada. O Centro de Visitantes será reformado e ampliado, ganhando mais guichês, para agilizar o atendimento, e um auditório com capacidade para 300 pessoas, para o desenvolvimento de eventos turísticos e de educação ambiental”, informa.
Com os novos investimentos, Pegoraro diz que o Parque Nacional do Iguaçu estará preparado para atender a demanda crescente de turistas do mundo inteiro que escolhem o Destino Iguaçu como o preferido para suas viagens de lazer, negócios e ecoturismo. “Estamos nos preparando para enfrentar o aumento da demanda que certamente virá com a eleição das Cataratas do Iguaçu para uma das sete maravilhas da natureza, a chegada da Universidade da Integração Latino-Americana, a Unila, e para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016”, garante Pegoraro.
“O Parque Nacional do Iguaçu está à altura dos melhores atrativos turísticos do mundo. Não perde pra nenhum outro em termos de qualidade e condições de infraestrutura. E nós ainda temos como diferencial a beleza inigualável das Cataratas do Iguaçu, que nenhum outro atrativo tem”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, Paulo Angeli.
Fundo Iguaçu
Uma importante medida é a contribuição voluntária para o recém-criado Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu. O valor de R$ 1,00 será acrescido ao ingresso e à tarifa de ônibus. O Fundo Iguaçu, uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com estatuto próprio, gerida por um comitê gestor com a representação de todas as entidades ligadas ao trade turístico local, tem como objetivo desenvolver ações de divulgação e promoção para atrair mais turistas e eventos para a nossa cidade e região. O Fundo Iguaçu será mantido por contribuições provenientes dos atrativos turísticos, como o Parque Nacional do Iguaçu e o Complexo Turístico Itaipu, além da tourism tax, cobrada pelos hotéis, e por convênios e transferências, públicas e privadas.
Na opinião do secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, o Fundo Iguaçu vai garantir os investimentos necessários para uma ação continuada de divulgação e promoção do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior. “Para mantermos o Destino Iguaçu em alta, junto aos formadores de opinião e ao público final, precisamos desenvolver ações permanentes de comunicação, com foco nos resultados”, afirma. Gonzalez destaca que “o Fundo Iguaçu é resultado da integração entre o setor público e o setor privado e será o nosso instrumento de ação”.
Para o Superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, “o Fundo Iguaçu vai dar sustentabilidade a todas as ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu, a médio e longo prazos, independentemente de mudanças de gestão, na Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal ou na Itaipu Binacional”. Segundo ele, que foi eleito para presidir o Comitê Gestor do Fundo Iguaçu, “a aplicação dos recursos será aprovada em assembléia geral, com a participação de todas as entidades representativas do trade turístico. E a fiscalização será feita por uma auditoria independente e por um conselho fiscal eleito dentre os participantes do Fundo. É um modelo inédito no mundo, fruto da parceria e da união do nosso trade turístico para fortalecer o Destino Iguaçu”.
“O Fundo Iguaçu, no meu entendimento, é a boa nova, que começou, há dois anos, com o lançamento da campanha Foz do Iguaçu, Destino do Mundo, se estendeu com a campanha Temporada Boa em Foz e continuou com a campanha Vote Cataratas, que nos colocou na final do concurso mundial para a escolha das sete maravilhas da natureza. Por meio dele, vamos garantir a continuidade dessas ações planejadas, que visam o crescimento sustentável do Destino Iguaçu”, afirma o presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu (ICVB), Ênio Eidt.
(Assessoria)
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