O Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu – Conparni promove sua primeira reunião oficial após recente reativação. O encontro será terça-feira (20), às 14h, na sede da Administração do Parque em Foz do Iguaçu.
Entre os assuntos contidos na pauta da 1ª Reunião Ordinária do ano, está a apresentação da portaria de alteração da composição do Conparni, leitura do Regimento Interno do conselho; definição da secretaria executiva e vice-presidência do conselho; processo de licitação da concessionária Macuco Safári e apresentação do projeto Carnívoros do Iguaçu.
A atual composição do conselho conta com 37 membros da esfera pública e sociedade civil, contemplando os diversos interesses ligados ao Parque como turismo, agricultura, ensino e pesquisa, ONGs, prefeituras dos municípios do entorno da unidade, secretarias estaduais do turismo e meio ambiente, IAP, Ministério Público do Estado, Marinha, Ibama, Parque Nacional Iguazú (Argentina), Polícia Federal, Força Verde, Corpo de Bombeiros, Itaipu, concessionárias do Parque e comunidades do entorno da Unidade.
Histórico - O Conparni passou um longo tempo sem realizar reuniões e passou por um processo de reinstalação através do projeto de “Gestão Participativa do Parque Nacional do Iguaçu e revitalização do Conselho Consultivo”, executado pela equipe de Educação Ambiental da unidade. Em fevereiro deste ano, o projeto contou com a identificação e mobilização de todos os atores sociais e institucionais envolvidos na gestão da unidade e culminou com a assinatura da nova portaria de composição. Como próximo passo, está prevista a instrumentalização dos conselheiros, criando condições para que o conselho seja um espaço efetivamente representativo e preparado para o processo de tomada de decisão.
Parque Nacional do Iguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário