quarta-feira, 29 de julho de 2009
Cresce número de sul-americanos no Parque
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Abertas - inscrições do XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Também estão abertas as inscrições de trabalhos até 20 de agosto.
Maiores informações pelo site www.epea.pti.org.br
Catálogo da grife Rosa Chá terá por cenário as Cataratas do Iguaçu
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Frases ganhadoras do concurso das Cataratas

terça-feira, 21 de julho de 2009
Maravilhas da Natureza: Cataratas do Iguaçu na grande final
sábado, 18 de julho de 2009
Pesquisas confirmam alto grau de biodiversidade em Rebio no Paraná
quinta-feira, 16 de julho de 2009
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Passe Comunidade aceita conta de água, luz ou telefone para comprovar residência
sábado, 11 de julho de 2009
Parque Nacional do Iguaçu define seu Conselho Consultivo

quinta-feira, 9 de julho de 2009
Sete Maravilhas: Cataratas do Iguaçu confirmadas no top 77
As Cataratas do Iguaçu foram confirmadas nesta quinta-feira (9) entre as 77 candidaturas que mais obtiveram votos na etapa semifinal da eleição das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Com isso, a atração visitada por mais de 2 milhões de turistas ao ano está habilitada a participar da seleção dos 28 sítios finalistas, que será feita por um grupo de especialistas indicado pela Fundação New 7 Wonders, organizadora da disputa.
O anúncio das candidaturas finalistas ocorrerá no próximo dia 21, na página de Internet da Fundação New 7 Wonders (new7wonders.com). Além das Cataratas do Iguaçu, representando o Brasil, continuam com chances de chegar à grande final a Amazônia e o arquipélago de Fernando de Noronha. Entre as atrações argentinas que disputaram a semifinal, somente as Cataratas alcançaram o top 77.
A relação das candidaturas integrantes do top 77 pode ser conhecida neste link (new7wonders.com/nature/en/nominees/top77). A votação obtida pelos sítios na semifinal não é revelada. Mas, segundo a Fundação New 7 Wonders, o número de votos conquistados na etapa anterior não será considerado pelos julgadores.
No último dia em que a votação foi possível, o site votecataratas.com foi visitado por mais de 15 mil internautas. Até o último ranking divulgado, as Cataratas do Iguaçu ocupavam o terceiro lugar na categoria “lagos, rios e quedas d’água”.
As chances das Cataratas do Iguaçu figurarem entre as finalistas, porém, aumentaram consideravelmente com a exclusão de fortes adversários, como o Rio Ganges e as Cataratas Vitória e do Niágara, que não organizaram um comitê local de apoio, condição exigida pelos organizadores para se tornar uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.
“A nossa organização foi fundamental para alcançarmos essa pré-classificação para a final. Ainda em 2008, criamos o nosso comitê. E a Fundação New 7 Wonders entendeu a seriedade da nossa candidatura. Lançamos um site de Internet, tivemos o apoio das autoridades e assim estabelecemos uma estratégia de divulgação que abrangeu 27 países desde o ano passado”, observa o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, um dos organizadores do comitê.
Já Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação de Itaipu Binacional e também integrante do comitê, ressalta o papel dos parceiros no sucesso da campanha Vote Cataratas. “Estamos conseguindo uma mídia espontânea fantástica para a campanha, o que contribui não somente para a votação, mas também coloca a cidade de Foz do Iguaçu em evidência e favorece diretamente o turismo local”, afirma.
(Itaipu Binacional)
terça-feira, 7 de julho de 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Vote Cataratas
Termina amanhã o prazo de votação para eleger as Cataratas uma das sete novas maravilhas da natureza.
João da Bota e Anne Cheptanui vencem Meia Maratona das Cataratas
%2520-%2520Foto%2520Marcos%2520Labanca.jpg)
sábado, 4 de julho de 2009
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Coletiva de imprensa marca o início da Terceira Meia Maratona das Cataratas

Entre os atletas de ponta estavam Franck Caldeira, Damião de Souza e as mulheres que haviam acabado de chegar a Foz do Iguaçu, Marizete Moreira dos Santos e Maria Zeferina Baldaia. Participou também o representante da cidade na prova, Alex dos Santos.
De acordo com Tadeu Natálio, presidente da Procorrer, a qualidade da Meia Maratona das Cataratas aumentou muito nos últimos anos. “Embora o número de atletas tenha aumentado, aumentou-se também o nível da prova. Hoje ela não é considerada uma corrida apenas de quantidade - pois de 400 inscritos na primeira edição, hoje se passa dos mil - mas sim de qualidade, tendo em vista os participantes que estão reunidos aqui, conosco”, disse o presidente Tadeu em referência aos atletas que estavam na coletiva.
Roberto Trauczynski disse que a Cataratas do Iguaçu S/A está satisfeita pelo resultado que tiveram no número de atletas inscritos, inclusive com a inscrição de atletas de ponta. “Superou nossos objetivos em termos de premiação e isso certamente atraiu mais personagens fortes para a disputa da corrida. É um evento que envolve toda a cidade, a comunidade e estamos satisfeitos com a organização até o momento”.
Já Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, lembrou das dificuldades que teve em conseguir autorização para a realização de uma prova que cruzasse o Parque Nacional. Disse ainda sentir orgulho pelo nível dos atletas e do comprometimento também com a questão ambiental, com o plantio de cerca de mil árvores em pontos determinados de Foz do Iguaçu. Joel de Lima fez questão de agradecer o apoio que tem recebido da imprensa, na divulgação da Meia Maratona das Cataratas. “Sabemos que um evento nasce pequeno, e sem a divulgação da mídia, ele morre pequeno. Então aproveito a oportunidade em agradecer à imprensa, pela divulgação e cobertura que estão fazendo”, revelou Joel de Lima.
O pensamento dos atletas é unânime quando dizem que a expectativa em relação à prova é a melhor possível. Todos irão brigar pelos primeiros lugares e esperam poder finalizar a corrida com uma boa colocação. O domingo promete boas disputas na pista. Maria Zeferina Baldaia, uma das favoritas entre as mulheres, foi clara ao estabelecer seu objetivo: “Pretendo estar entre as três primeiras da corrida”
Franck Caldeira fez questão de elogiar a beleza do trajeto. “Corri em várias provas pelo Brasil e pelo mundo e nenhuma delas tem o cenário que a Meia Maratona das Cataratas possuem, é algo maravilhoso e que nos motiva ainda mais para a corrida, além claro, da premiação, que é uma boa quantia em dinheiro”, disse Caldeira. Alex dos Santos finalizou a coletiva dizendo que a Meia Maratona das Cataratas tende a crescer cada vez mais e que isso só melhora a imagem da cidade de Foz do Iguaçu.
Próximo à coletiva estavam sendo distribuídos os kits dos atletas que irão disputara a prova, contendo o número de corrida, chip, um quati de pelúcia como brinde, camiseta e boné.
3ª Meia Maratona das Cataratas supera recorde de países

quinta-feira, 2 de julho de 2009
Veja as últimas notícias da Meia Maratona das Cataratas

quarta-feira, 1 de julho de 2009
Refúgio ganha festa de aniversário
O superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, entregou exemplares do livro “O ninho da águia” (no detalhe, a arte que representa a biodiversidade) às autoridades: o diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso; o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro; o diretor de Coordenação e Meio Ambiente. Nelton Friedrich; e o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pergoraro.
Cerca de 300 pessoas, entre empregados de todas as áreas de Itaipu, autoridades e comunidade da Vila C, prestigiaram o evento. Depois da apresentação do coral, a cerimônia seguiu com o lançamento do livro “O ninho da águia”, dos jornalistas Marcos Sá Corrêa e Manoel Francisco Brito, que narra histórias do refúgio, desde sua criação até os dias atuais.
“Recomendo a leitura deste livro repleto de boas histórias”, disse o superintendente de Gestão Ambiental, Jair Kotz. Com a ajuda do livro aberto sobre o púlpito, ele nomeou cada um dos empregados que fazem parte desta história. Inclusive ele próprio, papel importante nas discussões que mantiveram o Refúgio sob os cuidados de Itaipu.
Quem também faz parte desta história é o engenheiro florestal Arnaldo Carlos Müller. Em 1975, ocupando o mesmo cargo de Kotz, formou o time criador do refúgio. “Resgatamos bichos antes da chegada do primeiro trator para construir Itaipu”, conta Müller. Em 1983, continua, foi o momento mais difícil do refúgio. Sem verbas, usaram a criatividade para dar cabo ao reflorestamento da faixa de proteção do lago, contando com a parceira de agricultores da região.
“É bom ver o resultado final”, analisa Müller, “podemos dizer que aquela ideia que tínhamos se mostrou correta e adequada. O projeto se provou sustentável pelo produto final”. Atualmente, além da proteção verde nas orlas do lago, o refúgio é responsável pela conservação de espécies. Já foram reproduzidos cerca de 800 animais de 43 espécies.
No final da solenidade, foi servido um brunch aos convidados com direito à vaca atolada e barreado, tudo sob o canto dos pássaros do bosque próximo à choupana. E como aniversário sem parabéns não é aniversário, teve bolo e palmas para o refúgio. O documentário sobre as principais atrações turísticas do RBV foi exibido no auditório pela primeira vez. O filme será exibido aos turistas que visitarem o refúgio.
Fonte: http://jie.itaipu.gov.br/index.php?secao=turbinadas&q=pt/node/12092&conteudo=12092
Trabalhadores do turismo
Programa exibido pela RIC TV Record, aos domingos, 11h. 4º Bloco.
Trabalhadores do turismo: correria de quem atende os turistas.
http://www.h2foz.com.br/
O maior desafio do ano está chegando!
Participe da Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu. Torça, tire fotos e apoie os atletas.
DICA
Os melhores lugares para assistir à corrida:
• Largada — em frente ao Mabu Thermas & Resort.
• Portão do Parque Nacional do Iguaçu.
• Chegada — nas Cataratas do Iguaçu.
Seminário debate gestão participativa de UCs
No seminário será discutido o projeto de capacitação em gestão participativa de unidades de conservação nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo Projetos Demonstrativos (PDA) do MMA. Até setembro de 2009 o projeto terá construído 44 conselhos gestores de UCs, sendo 22 federais. A formação dos conselhos é prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Também será lançado um portal na internet para estimular o diálogo sobre a participação social nas UC. No site será possível encontrar relatos sobre experiências de trabalhos de educação no processo de gestão ambiental, além de textos, agenda dos conselhos e links que mostram a realidade e a vivência da gestão participativa nessas áreas protegidas. O espaço será fundamental para a troca de idéias para qualificar a participação dos diversos atores sociais em seus conselhos. O endereço do site é www.gestaoparticipativa.org.br.
Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente, Lúcia Anello, o portal é um canal de comunicação e fortalece os atores do ponto de vista social. "É preciso despertar na população do entorno dessas áreas o sentimento de pertencimento para o cuidado daquilo, quando passam a entender que a UC faz parte do seu modo de vida e trabalho. E isso se reverte numa intervenção participativa para a gestão", enfatiza Lúcia. Também participam do evento a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, a gerente de projeto do DEA, Mônica Serrão, e o analista ambiental Klinton Senra.
Ascom/MMA