terça-feira, 5 de julho de 2011

Plantio de mudas reforça caráter ambiental da Meia Maratona das Cataratas

Pelo terceiro ano, o Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu sediou o plantio de mudas nativas da região. A atividade reuniu cerca de 50 pessoas, entre atletas e organizadores da 5ª Meia Maratona das Cataratas.

A iniciativa faz parte da programação oficial da corrida e tem o objetivo de ratificar a característica ambiental da prova. Segundo o chefe do Parque Nacional, Jorge Pegoraro, “isso demonstra a preocupação com questões ambientais. É uma forma de compensar o carbono emitido durante o evento e também de homenagear os atletas”.

As mudas foram fornecidas pela ONG SOS Águas do Brasil e produzidas em conjunto com os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UDC no viveiro da organização não-governamental, na Aparecidinha. Entre as 11 espécies plantadas, havia aroeira, ariticum, araçá, pata-de-vaca e sinamão.

O diretor-presidente da ONG Águas do Brasil, Márcio Andrez, revelou a intenção de prosseguir colaborando com essa atividade nas próximas edições. “É a primeira vez que participamos, mas pretendemos continuar fazendo parte desse trabalho de conscientização pessoal.”

A madrinha da 5ª Meia Maratona das Cataratas, Rosa Mota, participou do plantio. De acordo com a ex-corredora portuguesa, “dessa forma fazemos parte do parque, sendo um bom motivo para voltar”. Para ela, a prova tem uma característica única no mundo e “pode tornar-se internacional no futuro, unindo esporte e turismo”.

Entre os atletas, Damião Ancelmo de Souza, atual campeão da corrida, contou o segredo para a árvore prosperar: “Tem que ter muito amor e carinho”. Esta foi a segunda vez que ele participou do plantio, por considerar a atividade parte da cultura da prova. “Além disso me lembro quando ajudava meu pai na roça em Paulo Jacinto, interior de Alagoas”, complementou.

(Grampo Comunicação.)



Nenhum comentário: